Reitor Natalino Salgado se reúne com o deputado e líder da Bancada Maranhense no Congresso Nacional, Márcio Jerry

publicado: 08/04/2023 20h30, última modificação: 10/04/2023 15h37

Na terça-feira, 4, o reitor Natalino Salgado e comitiva da Universidade Federal do Maranhão se reuniram com o deputado federal e líder da Bancada Maranhense no Congresso Nacional, Márcio Jerry, para reforçar a parceria entre a instituição e a bancada e falar de pautas comuns de interesse da população maranhense na área educacional do ensino superior. O encontro foi realizado no gabinete do deputado, no Edifício Tech Office, Ponta do Farol.

O reitor Natalino Salgado realçou que a Universidade Federal do Maranhão “deve muito”, em suas palavras, à Bancada Maranhense ao longo da última década, em que destacou que, graças a essa parceria, foi possível reforçar ações como a interiorização da instituição e iniciativas em inclusão social. “Essa reunião aqui com o líder da Bancada, Márcio Jerry, que é um deputado muito atuante, muito conhecedor dos problemas do Maranhão, e essa interação entre a Bancada e a Universidade, que tem uma visão social e progressista em atender às demandas da população, é uma construção importante para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

O deputado Márcio Jerry enfatizou a importância da reunião com o reitor e com a equipe da Universidade para tratar de assuntos importantes, em que a primeira parte foi sobre o aprimoramento da relação da Universidade com a Bancada Maranhense. “Outro tema importante é a inclusão da politica dos direitos das pessoas com deficiência. Conheci aqui as iniciativas que a Universidade já tem e observarei in loco para que possamos dar repercussão na Comissão que presido e buscar aperfeiçoar, aprimorar e ampliar essas políticas, irradiando-as para outras instituições do setor educacional e em outros estados”, revelou.

O líder da Bancada Maranhense também destacou que uma das pautas foi a reivindicação da criação de uma nova instituição federal de ensino superior no Estado do Maranhão, na região do sul do estado e região tocantina, em que o deputado constatou, via equipe da UFMA, que já há estrutura física, de pessoal e organizacional para dar sequência à implantação. “Há uma sinalização positiva do Governo Federal para que possamos ter essa segunda Universidade e é um compromisso da Bancada do Maranhão ajudar o professor Natalino nessa importante e histórica conquista para o estado”, finalizou Jerry.

Por: Luciano Santos

Foto: Luciano Santos