publicado: 05/12/2022 15h44, última modificação: 07/12/2022 10h38
Reitor Natalino Salgado recepciona equipe do HU que ganha primeiro lugar do Prêmio Espírito Público 2022.jpeg

Na sexta-feira, 2, o reitor Natalino Salgado Filho recebeu a equipe do setor de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), que conquistou o primeiro lugar do Prêmio Espírito Público 2022, com o trabalho “Painel Interativo de Higiene de Mãos”, na categoria “Projetos que Transformam”, no eixo “Enfrentamento à Covid 19”. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 30 de novembro, na Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro.

O projeto tem por objetivo promover o engajamento e a mudança de hábitos por parte dos profissionais da saúde diante dos cuidados prestados durante a assistência ao paciente, com a finalidade de reduzir a mortalidade causada pelas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e pela covid, isso devido à conscientização da higienização das mãos, que tem pouca adesão nos hospitais do Brasil.

O evento também contou com a presença da Superintendente do HU-UFMA, professora Joyce Lages; da chefe do setor de Gestão da Qualidade do hospital, Sirlei Garcia Marques; e da autora do projeto, Ana Cassia Nascimento Bastos.

O reitor enfatizou a importância do HU-UFMA para a população maranhense. “Os profissionais do Hospital Universitário sempre realizaram os procedimentos com qualificação e cuidado com os pacientes, por isso somos reconhecidos como uma referência da região”, afirmou.

Joyce falou sobre o sentimento de receber o prêmio. “Esse é o reconhecimento do trabalho de uma equipe e de uma instituição que cuida das pessoas, por isso é gratificante receber o reconhecimento da prática de higienização das mãos, que é, teoricamente, simples, porém fundamental para mudar e salvar vidas”, declarou.

A chefe do setor Sirlei Garcia falou quais objetivos foram alcançados pelo painel. “A higienização das mãos é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente que nós verificamos que precisávamos implementar no Hospital Universitário, pois se tratava da prevenção à covid-19, e foi assim que surgiu a ideia do painel interativo de higiene das mãos que nos deu o prêmio nacional”, exclamou.

Ana Cassia Nascimento falou sobre a importância do painel para a saúde pública. “Por meio do projeto, aprendemos que o processo precisa ter a contribuição e a participação de todos para que haja um real esforço e compreensão da importância da higiene de mãos na prevenção de doenças infectocontagiosas. Também aprendemos que não é necessário muito recurso para construir um painel interativo e acessível para a realidade vivenciada nos hospitais públicos do Brasil”, expressou.

Reitor recebe equipe do HU-UFMA que ganhou o Prêmio Espírito Santo 2022 - 02-12-2022

Saiba +

O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. A parceria busca contribuir para o fortalecimento das lideranças do setor público baseado na construção de um modelo inovador de cocriação e investimento compartilhado.

A premiação é voltada para o reconhecimento dos profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade. Ela está em sua quinta edição e é dividida em duas categorias: “Pessoas que Transformam” e “Projetos que Transformam”. A primeira, com os eixos setoriais Desenvolvimento Social; Meio Ambiente; Saúde; Segurança Pública; e o Intersetorial. E a segunda, nos eixos setoriais Educação; Gestão de Pessoas; e Enfrentamento à Covid-19.

Por: Layane Garcêz

Produção: Luciano Santos