Reitor Natalino Salgado recebe vereador Raimundo Penha, que reafirma apoio à UNITI-UFMA

publicado: 18/08/2022 15h29, última modificação: 18/08/2022 22h58
A reunião ocorreu nessa quarta-feira, 17, no gabinete do reitor.
Reitor Natalino Salgado recebe vereador Raimundo Penha que reafirma apoio à UNITI-UFMA.jpg

Nessa quarta-feira, 17, o reitor Natalino Salgado Filho recebeu o vereador do município de São Luís e apoiador da Universidade da Terceira Idade (Uniti), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFMA, Raimundo Ivanir Abreu Penha, com o objetivo de reafirmar seu apoio à Uniti.

O vereador Raimundo Penha parabenizou o reitor da UFMA por institucionalizar a Uniti, que hoje acolhe as pessoas da terceira idade de São Luís. Também anunciou a destinação de nova emenda parlamentar, no montante de cinquenta mil reais, para reforçar as ações já desenvolvidas pela Universidade em parceria com a Uniti. O apoio do vereador começou em 2017, no seu primeiro ano de mandato. “A pauta dos idosos vem sendo permanente durante o meu mandato, por meio da promoção de diversas ações, como a luta por melhorias ao Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso e o auxílio para as iniciativas da sociedade civil”, ressaltou.

A reunião contou, ainda, com a presença do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; da pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi; da diretora de extensão, Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa; do chefe da divisão de ações e programa, Marcos Moura Silva; da diretora da Uniti, Marly Gonçalves Abdalla; e da coordenadora da Uniti, Hortência Maciel Gago Araújo.

Reitor Natalino Salgado recebe vereador Raimundo Penha que reafirma apoio à UNITI-UFMA (1).jpg

A Universidade da Terceira Idade é um espaço de convivência interativa que fornece ao idoso a autodescoberta, bem como a readaptação das vivências no ambiente familiar e social, proporcionando a esse público a oportunidade de compartilhar expressões, pensamentos e sentimentos. O reitor Natalino destacou a importância do acolhimento ao idoso. “Podemos aplicar um projeto na Unidade e ampliar com a área da saúde, a fim de fornecer atenção básica de saúde para eles, por meio de uma Política do Idoso, que atenderia toda essa comunidade”, destacou.

A Uniti conta com apoio do Governo do Estado do Maranhão e da iniciativa privada. O reitor lembrou que esse vínculo se tornou ainda mais forte devido à institucionalização do projeto como um departamento, então, isso dá mais segurança jurídica. “A UFMA foi a primeira Universidade a institucionalizar um projeto dessa magnitude, aberto para a comunidade idosa, portanto ela é uma divisão incorporada à estrutura da instituição”, disse.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, a Uniti já foi objeto de muitas pesquisas, sob a visão acadêmica da compreensão desse meio fundamental para a UFMA, mas não há memórias das pessoas, tampouco narrativas jornalísticas, que discorrem sobre o legado dela, bem como das pessoas que passaram por ela. Ela também lembrou da ideia de criar um livro sobre o legado da Uniti. “Será um livro sobre pessoas e histórias que a instituição acolheu ao longo dos anos. Contudo o objetivo é a memória, pois um povo sem memória, não é nada. Ou seja, um projeto sem memória não existe, porque as pessoas passam. Já a memória, fica”, detalhou.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro