Reitor Natalino Salgado recebe medalhistas dos Jogos Universitários Maranhenses

publicado: 12/07/2022 15h22, última modificação: 13/07/2022 10h02
Reitor Natalino Salgado recebe medalhistas dos Jogos Universitário Maranhenses.jpg

Em forma de comemoração e comunicados sobre o fortalecimento do esporte na Instituição, o reitor Natalino Salgado recebeu, nessa segunda-feira, 11, os atletas da UFMA, medalhistas nos Jogos Universitários Maranhenses 2022, nas modalidades coletivas e individuais. Os atletas conquistaram medalhas em judô, voleibol, atletismo e natação, e agora se preparam para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrerão de 18 a 25 de setembro, em Brasília.

Esse resultado é fruto do empenho dos alunos e também da política de esporte adotada pela Universidade, que implementou a Diretoria de Esporte e Lazer (DEL), vinculada à Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), dedicada ao fomento das atividades desportivas na Instituição. “A diretoria articula as ações para fortalecer as nossas seleções e garantir a participação dos nossos estudantes nos JUMs, JUBs e em outras competições locais, regionais e nacionais. Estamos atuando para fortalecer essa aproximação com os atletas de modo a colocar a UFMA em um patamar mais elevado no ranking do desporto universitário nacional”, enfatizou o pró-reitor de assistência estudantil, professor Leonardo Soares.

O trabalho vem colhendo resultados positivos, a exemplo da conquista que a UFMA teve em 2021, tendo a melhor participação no JUBs. Para o diretor da DEL, professor Flávio de Oliveira Pires, o sentimento é de orgulho. “Além de atletas, eles são estudantes e representam a instituição com muito profissionalismo. Eles vivem o esporte, então ficamos orgulhosos em vê-los felizes”, pontuou. Na ocasião, o reitor Natalino Salgado, comemorou os resultados e frisou que, mesmo com a diminuição de recursos, a Universidade vem apoiando os atletas, realizando inscrições, promovendo bolsas e assistência durante as competições.

Reitor recebe atletas medalhistas dos JUMS - 11-07-2002

As medidas de incentivo adotadas vêm sendo sentidas pelos representantes estudantis. De acordo com o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Marcone Silva, a atual gestão vem dando mais espaço e engajamento, para além da produção do estudo, da ciência e tecnologia, que vem ocupando e impulsionando o esporte universitário.

Entre medalhas e troféus, histórias que somam vitórias, como a do discente Rodrigo Macedo, do curso de Engenharia Elétrica, recordista estadual dos cinquenta metros nado livre, que já possui diversas conquistas nos JUMs. “Já participei quatro vezes dos jogos, e nesta edição me classifiquei na prova de cinquenta metros peito, cinquenta metros nado livre e cinquenta metros borboleta. Obtive o troféu de melhor índice técnico nos cinquenta metros nado livre. Os tempos que a gente vem fazendo são bons, temos dois meses para a competição nacional, e a expectativa é chegar nas finais e quem sabe subir no pódio”, comentou Macedo, que também participa de campeonatos militares de natação.

Para o voleibol masculino, o JUMs 2022 foi mais uma edição de vitória para a história do time, que já coleciona onze títulos na etapa estadual. Eduardo Anchieta, aluno do Mestrado em Educação Física, que já participou de cinco dessas conquistas desde a graduação, frisa que o bom resultado gera mais expectativa de pódio para a etapa nacional. “Com esse apoio da Instituição e essa nova safra de atletas que vem acontecendo, eu acredito que dê para saírem bons resultados”, comentou.

Heloisa do Nascimento Maciel, do oitavo período do curso de Educação Física, destacou a felicidade de subir no pódio mais uma vez. A atleta participa dos jogos desde 2018 e conquistou sua quarta medalha com o voleibol feminino de quadra. “Ganhar é sempre muito bom! Dentro da Universidade, a gente passa por um processo grande de treinamento, e temos que conciliar com a graduação e outros trabalhos, quando a gente chega à competição e vê tudo se concretizando, é maravilhoso”, relatou a graduanda, que tem interesse em orientar futuros atletas após a formação.

Já para o discente Enzo Raiol, do curso de Medicina, que disputou as provas de natação, o resultado foi gratificante. “Principalmente porque estou representando a Universidade na qual eu tanto lutei para passar, fazendo o esporte que eu tanto amo, então estou muito feliz de ter ganhado e de todo o processo envolvido”, completou.

Aos alunos que praticam algum esporte e desejam representar a Universidade nas próximas competições, a solicitação pode ser feita enviando um e-mail à Diretoria de Esporte e Lazer (del.proaes@ufma.br). O discente deve enviar o e-mail com o assunto “Seleção de Atleta'', contendo o nome, curso, a matrícula, o contato e a modalidade que pratica e tem interesse em representar.

Por: Alan Veras

Produção: Sansão Hortegal