Reitor Natalino Salgado participa de entrevista especial na Rádio Universidade FM e destaca o retorno presencial planejado das atividades acadêmicas e administrativas da UFMA

publicado: 08/04/2022 10h37, última modificação: 09/04/2022 12h44

Na manhã do dia 5 deste mês, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, participou de uma entrevista especial na Rádio Universidade FM 106,9, em que destacou o retorno presencial planejado das atividades acadêmicas e administrativas da UFMA. Além disso, o reitor comentou outros temas, como o planejamento, os parâmetros de retomada das aulas, o uso de máscaras, a exigência de vacinação, os transportes e a alimentação da comunidade universitária.

Em relação aos critérios adotados para a decisão de retomada das aulas prevista para a próxima segunda-feira, 11, o reitor esclareceu que é necessário considerar que há quase dois anos estamos vivendo o período da pandemia. Ele também mencionou que, logo no início, o corpo docente identificou uma grande exclusão digital dos estudantes e, em virtude disso, a Universidade buscou recursos para oferecer suporte tecnológico para todos.

“Por isso, fizemos primeiro uma resolução com o formato híbrido, mas que flexibilizava as aulas práticas dos alunos, desde que houvesse uma decisão dos cursos. Então, a maioria da área da saúde fez assim para oferecer a prática aos alunos das diversas unidades. Na área da Comunicação, os laboratórios ficaram funcionando de alguma forma, mas outros cursos não fizeram. Com isso, nós temos um grupo de alunos para o qual precisamos ofertar essas práticas”, afirmou.

Natalino acrescentou que, ao longo desse período pandêmico, outras resoluções foram criadas e, dessa forma, a UFMA conseguiu se manter em meio às dificuldades e proporcionar que cinco mil alunos pudessem obter o grau nos cursos de graduação. O reitor ressaltou também que a pós-graduação não parou, e, inclusive, a Universidade ampliou substancialmente a quantidade de pesquisas. Ele destacou que, à medida que a vacinação foi crescendo, a instituição conseguiu manter o controle da pandemia.

“Em janeiro nós aprovamos uma resolução no Conselho Universitário para este semestre, ampliando as práticas acadêmicas e estipulando que fossem presenciais para todos os componentes curriculares, incluindo o estágio. Ou seja, essa resolução já garante o retorno do aluno em todos os cursos, mas existe uma demanda que não é grande, do retorno presencial das aulas teóricas nas salas de aula. Então, agora com a melhoria da pandemia, nós publicamos uma nova resolução, mantendo a de janeiro, porém aplicando alguns ajustes, liberando o cumprimento das aulas práticas presenciais e teóricas em até 50%. Entretanto, ao mesmo tempo, ela mantém o formato híbrido até o final do mês de setembro, para que as unidades e subunidades acadêmicas façam a gestão desse retorno”, relatou.

Acerca das exigências que serão repassadas aos estudantes, ele informou que a UFMA não vai delimitar os espaços, isto é, todos poderão circular livremente pelas dependências, contudo o uso de máscaras e a comprovação da vacina são indispensáveis para alunos e professores.

Acompanhe a entrevista na íntegra pelo site da Rádio Universidade FM 106,9.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque