publicado: 19/10/2022 16h04, última modificação: 19/10/2022 21h43
O evento vai até a sexta-feira, 21, no Centro Histórico de São Luís.
Reitor Natalino Salgado participa da abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.jpg

O reitor Natalino Salgado participou, nessa terça-feira, 18, da abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT), com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, que ocorre até o dia 21 de outubro, na Praça das Mercês, no Centro Histórico.

Desde 2004, o evento é realizado em todo o país com atividades gratuitas e abertas à comunidade. Na edição de 2022, o tema do evento aborda o processo histórico da Independência do Brasil na construção e no desenvolvimento da nação brasileira. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a SNCT visa divulgar e popularizar a ciência, de forma a estimular curiosidades científicas, caráter investigador e o pensamento crítico dos cidadãos.

São mais de 20 instituições participando com seus estandes, entre elas, a UFMA, que está representada por três: um do curso de Engenharia Aeroespacial, outro do Instituto de Energia Elétrica, apresentando o projeto Eosolar, e o outro do laboratório Ilha da Ciência, com diversos experimentos científicos.

O reitor Natalino Salgado ressaltou o avanço que o ensino tecnológico tem tido no estado, não só no ensino superior, mas também no ensino médio. “Isso nos alegra, porque nenhum país pode conseguir se desenvolver e ter justiça social sem educação. A inovação tecnológica é fundamental para o crescimento de um país. Hoje, falta investimento nessa área, e o que me anima é ver o esforço do Governo do Maranhão buscar suprir e colaborar, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Fapema, que tem nos dado suporte, em especial às nossas universidades, para desenvolver projetos de grande alcance da ciência e suas correlações com as empresas e as instituições, para que possamos colocar nosso aprendizado em prática e ajudar na melhoria de vida da população”, afirmou o reitor.

Abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 18-10-2022

Ele falou ainda do esforço que os pesquisadores têm feito para superar as dificuldades, realizando projetos. “Não se faz ciência sem investimento, porque o pesquisador precisa de equipamentos e de bolsas de produção científica tanto para os estudantes quanto para a pesquisa. Isso é uma cadeia produtiva que melhora a vida de uma nação. Quero parabenizar a todos, em especial aos professores e estudantes do ensino médio que estão começando a respirar conhecimento e a ciência. A semana de tecnologia tem uma característica: despertar o interesse das crianças e dos jovens para a ciência, que deve ser, primeiro, na educação básica, despertando a curiosidade dos estudantes”, pontuou o reitor.

A SNCT é voltada para professores, pesquisadores da educação básica e superior, estudantes e a sociedade de um modo geral. Para assistir às palestras, rodas de conversa e demais atividades, é só se inscrever no local. O encerramento da SNCT será no dia 21 e terá a premiação dos melhores trabalhos apresentados em cada área do conhecimento.

A programação completa está disponível no site www.semana.secti.ma.gov.br.

Por: Sansão Hortegal

Fotos: Sansão Hortegal