Reitor Natalino Salgado empossa a bibliotecária Conceição Sousa no cargo de Ouvidora Institucional

publicado: 04/08/2021 16h22, última modificação: 04/08/2021 19h46
1 | 2
2 | 2

Após treze anos, um mês e onze dias, a Ouvidoria da Universidade Federal do Maranhão tem uma nova diretoria. Na manhã dessa terça-feira, 3, o reitor Natalino Salgado empossou a bibliotecária Conceição Sousa no cargo de Ouvidora Institucional. O departamento, criado em 2008, planejado e executado na primeira gestão do reitor Natalino, foi coordenado ao longo desses anos pela servidora Fátima Braúna Guterres.

O setor tem por principal objetivo contribuir para a avaliação das práticas da Instituição, além de ajudar a melhorar aspectos do universo acadêmico. Segundo o reitor, por exigência dos órgãos de controle e, sobretudo, buscando um maior dinamismo e pluralidade na gestão, foi dada posse à nova diretoria.

O ouvidor tem uma função de autonomia e independência e tem regras regidas e disciplinadas por lei. Conceição Sousa tem um passado, uma história e experiências que a credenciam para o cargo, além de receber avaliação positiva da Controladoria Geral da União”, ressaltou Natalino Salgado.

Na avaliação dele, a cerimônia se traduz também em um momento solene de agradecimento à servidora Fátima Guterres pelo trabalho prestado à UFMA. “Não se faz nada nesse mundo sem a cooperação de pessoas, sem um funcionário abnegado e dedicado, sobretudo, em gestão complexa de um órgão público. Neste momento, reconhecemos e parabenizamos o trabalho, a competência, ética e dedicação de Fátima Guterres à frente da Ouvidoria ao longo desses anos”, expressou.

Emocionada, Fátima Guterres agradeceu a confiança depositada nela durante mais de uma década. “Só tenho a agradecer ao professor Natalino Salgado a convocação para ser a precursora desse trabalho lá em 2008, e de ter tido o privilégio de dar continuidade às atividades da Ouvidoria ao longo de treze anos, setor de grande utilidade e relevância na Universidade. Desejo sucesso nessa nova jornada da ouvidora Conceição Sousa”, declarou.

Graduada em Biblioteconomia em 2004, Conceição Sousa prestou concurso público no mesmo ano e foi aprovada como técnica-administrativa na sua área de formação. Cinco anos depois, ela assumiu a direção do Núcleo Integrado de Bibliotecas da UFMA. Para ela, a Ouvidoria serve como um elo entre estudantes, servidores, professores e os órgãos de gerenciamento da Universidade.

Nunca me imaginei como ouvidora, mas a minha bagagem profissional como servidora da UFMA vai facilitar a ambientação e a caminhada na ouvidoria institucional, onde poderei atender, com excelência, às necessidades que o cargo exige e que serve de ponte entre a comunidade externa e interna da UFMA”, finalizou.

Por: Maiara Pacheco

Imagens: Maiara Pacheco