Reitor Natalino Salgado e pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência recebem a maior condecoração da Polícia Militar do Maranhão

publicado: 21/12/2022 12h21, última modificação: 21/12/2022 22h53

O professor Natalino Salgado, reitor da Universidade Federal do Maranhão, e o professor Walber Lins Pontes, pró-reitor da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), receberam a medalha Brigadeiro Falcão, em cerimônia realizada pela Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) na segunda-feira, 19, na Igreja Batista do Angelim.

Instituída em 21 de setembro de 1978, a medalha Brigadeiro Falcão é a maior honraria da Polícia Militar do Maranhão, concedida a oficiais e praças que tenham revelado, na conformidade da lei, boa conduta ao longo de dez anos, bem como a civis e militares que tenham se destacado na vida pública, e por quaisquer atos, cooperado ou prestado à Corporação serviços considerados de excepcional relevância. Na noite da solenidade, foram 205 autoridades civis e militares condecoradas.

O reitor Natalino Salgado, que recebeu a honraria das mãos do próprio governador Carlos Brandão, afirmou sentir-se honrado em receber a maior comenda da corporação, que reconhece personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento científico, educacional, social e cultural e de políticas públicas no Estado do Maranhão. “Essa lembrança do meu nome é em função deste trabalho que eu desenvolvo há muito tempo, como médico profissional, no Hospital Universitário, na produção literária e à frente da Universidade, em que já estou no terceiro mandato como reitor. Recebo a medalha não somente em meu nome, mas em nome da Instituição UFMA”, ressaltou.

Para o professor Walber Lins, a entrega da medalha a representantes da Universidade simboliza a união de duas vertentes importantes para a sociedade: o processo educacional e a garantia da ordem social.  O professor é coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp), uma parceria entre a UFMA e a PM-MA destinada aos oficiais da PM que podem ascender ao oficialato superior, a fim de promover maior capacitação aos bacharéis em Segurança Pública.

“É o reconhecimento do esforço que a gente tem de unir o papel social do ensino e da segurança pública. Um ponto importante é que esse curso é voltado para a Polícia Militar do Maranhão, mas há vagas abertas para outras polícias coirmãs. Esse processo já fez o reconhecimento do curso fora do estado, tanto que temos instituições do Rio de Janeiro, do Mato Grosso e do Paraná, por exemplo, que buscam vagas no nosso curso para formar seus oficiais”, destacou o pró-reitor.

O comandante-geral da PM-MA, Emerson Bezerra, explicou que, além da medalha Brigadeiro Falcão, outras condecorações foram entregues, em reconhecimento ao trabalho de militares e civis que contribuíram para o desenvolvimento da Polícia Militar do estado. “Também entregamos medalhas de mérito aos oficiais que se destacaram na parte administrativa e no âmbito do ensino, assim como há medalhas de reconhecimento àqueles que alcançaram o último posto dentro da instituição”, informou.

A colaboração entre a PM-MA e Instituições públicas de ensino ocorre desde 1993, quando foi feito um convênio com a Universidade Estadual do Maranhão para a criação do Curso de Formação de Oficiais. Tais parcerias se mostram essenciais para a humanização das forças policiais do estado, continua Bezerra. “Quebramos diversos paradigmas, fazendo com que o militar vá além do combate direto da criminalidade e entre também no mundo acadêmico. Nossa formação intelectual tem melhorado graças a essa união, e queremos, junto às universidades, humanizar nossa instituição para que possamos prestar um serviço de qualidade à sociedade maranhense”, pontuou.

Veja as fotos da solenidade:

Entrega de comendas da PM-MA - 20-12-22

Por: Orlando Ezon