Reitor Natalino Salgado convida MCTI para inauguração do Planetário

publicado: 12/05/2022 13h19, última modificação: 12/05/2022 16h07
O ministério colaborou com o aporte de R$ 1,3 milhão para a conclusão da obra, prevista para agosto
Reitor Natalino Salgado convida MCTI para inauguração do Planetário.jpeg

O reitor Natalino Salgado esteve, na tarde dessa quarta-feira, 11, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), reunido com o ministro Paulo Alvim, o diretor de Articulação e Comunicação, Carlos Antunes, e o assessor Ricardo Mangrich. O reitor fez um resumo das principais ações da UFMA e aproveitou para agradecer a destinação de recursos de R$ 1,3 milhão aplicados pelo MCTI em 2021. O valor está sendo utilizado na construção do domo, que é uma estrutura semiesférica utilizada como tela para projeção das imagens e simulação do céu noturno no Planetário que está sendo construído na universidade.

O local, chamado Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário, estava com equipamentos, no valor de R$ 8 milhões, comprados desde 2014. Desde então, aguardava a conclusão da obra, prevista para o início de agosto.

“Vim fazer uma prestação de contas, mostrar como estão as obras e fazer um convite ao ministro Paulo Alvim. Se tudo der certo, vamos inaugurar nosso Planetário em agosto. Conto com a presença do ministro, que nos ajudou muito nesse empreendimento”, pontuou o reitor. Durante a reunião, foi apresentado um vídeo do projeto gráfico do Planetário. O reitor destacou que haverá um espaço cedido para exposições permanentes da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao MCTI.

“Vocês estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. Podem contar com minha presença na inauguração”, declarou o ministro Paulo Alvim, que solicitou à equipe do MCTI que verificasse a possibilidade de doar equipamentos científicos do Ministério e das vinculadas do Ministério para o Planetário.

Planetário UFMA

Espaço da Ciência e do Firmamento Planetário

Vinculado à Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, câmpus de São Luís, o local conta com um auditório para duzentas pessoas, salão de exposição de 3.000 m², um planetário e um teatro digital fixo com capacidade para noventa pessoas, cantina, loja de souvenir, laboratório, sala de administração e um observatório de 2.500m², no piso superior.

O Planetário visa, de forma multidisciplinar, desenvolver ações que despertem nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela ciência e cultura, por meio de palestras, conferências, oficinas, mostras, exposições itinerantes e interativas. A ideia é que o local seja referência em divulgação científica, popularização da ciência e ensino de astronomia no Maranhão.

No local, os visitantes terão a oportunidade de conhecer diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados na UFMA, além do ensino de astronomia, intensificando a integração com a comunidade por meio de ações que envolvam escolas públicas, particulares e instituições de ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, científico e tecnológico do Maranhão.

Em seu acervo, os visitantes terão acesso ao Planetário Móvel, à Ciência Móvel, aos Telescópios, Experimentos Interativos de Ciências e Planetário Fixo que já foram adquiridos pela Universidade e estão em processo de instalação, ajustes e configuração.

Fonte: Comunicação MCTI