Notícias

Reitor empossa novos vice-reitor, pró-reitores e superintendentes

publicado: 20/11/2023 13h22, última modificação: 20/11/2023 13h22
Reitor empossa novos vice-reitor, pró-reitores e superintendentes

Na última sexta-feira, 17, o reitor Fernando Carvalho empossou o vice-reitor e sua equipe de pró-reitores e superintendentes, além dos diretores de tecnologias na educação e da diretoria integrada de bibliotecas e chefe de gabinete para o quadriênio 2023-2027. A solenidade aconteceu no Auditório Central, no campus São Luís.

Para o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, “este é um momento de celebração, mas também de reflexão e compromisso com o futuro que queremos construir juntos.”.

Em seu discurso de boas-vindas à equipe, Fernando Carvalho agradeceu aos docentes e técnicos que aceitaram o desafio. “Gostaria de expressar a minha profunda gratidão a todos e todas que estão assumindo os cargos na gestão superior e que serão responsáveis pelo sucesso dessa instituição nos próximos 4 anos.”, destacou.

O professor Leonardo Silva Soares foi eleito vice-reitor nos termos da legislação vigente, em consulta prévia realizada dia 21 de julho de 2023 com 29,09% dos votos, para mandato de quatro anos. Além das atribuições estatutárias e regimentais, o vice-reitor é o substituto do reitor em suas faltas e impedimentos.

Para o vice-reitor, Leonardo Soares, o objetivo é contribuir na construção dos próximos anos da Universidade.  “Para além de substituir o reitor, a gente quer contribuir com uma ‘Mais UFMA’; queremos fazer a interação com o corpo docente, com os técnicos administrativos, com os discentes, considerando da experiência que eu tive na Pró-reitoria de Assistência Estudantil, e estar irmanado para continuar construindo a nossa universidade, após o legado do professor Natalino Salgado. A UFMA é um projeto de construção infinito, ela se molda com elasticidade ampla, então a gente precisa estar se reinventando todo tempo para atender os anseios da sociedade e ajudar a desenvolver nosso país e nosso estado formando mão de obra qualificada e pronta para o mercado.”

 

Posse de Vice-reitor e Administração Superior - 17 - 11

Foram empossados para as pró-reitorias: de Ensino, Romildo Martins Sampaio; de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; de Assistência Estudantil, Danilo Francisco Ferreira Lopes; de Gestão de Pessoas, Ana Carla Araújo Arruda; de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes; Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Flávia Raquel Fernandes do Nascimento.

O pró-reitor de assistência estudantil, Danilo Lopes, compartilhou os planos para os próximos 4 de gestão. “Estamos buscando formar equipe, deixa uma equipe consolidada para atender as demandas propostas pelo professor Fernando Carvalho no Plano de Gestão. Então nossa meta é cumprir esse plano de gestão e fortalecer a assistência estudantil de forma significativa dentro da nossa instituição”, pontuou Danilo.

Também tomaram posse Guilherme Frederico Souza de Abreu, na Superintendência de Infraestrutura; Marcos Fábio Belo Matos, na Superintendência de Comunicação e Eventos; Anilton Bezerra Maia, na Superintendência de Tecnologia da Informação, e Joyce Santos Lages, Superintendência do Hospital Universitário.

Anilton Maia, que continua na liderança da Superintendência Tecnologia e Informação, apontou os desafios para os próximos anos da gestão nesta área. “A gente tem um desafio muito grande que é seguir um planejamento estratégico proposto pelo professor Fernando Carvalho. Ele tem um plano de gestão, onde a gente vai alinhar o nosso Plano Diretor de Tecnologia e Informação e todos os investimentos que ele vai dar, em continuidade ao trabalho do professor Natalino Salgado, e vamos conseguir entregar mais e mais resultados para a comunidade acadêmica.

Nas diretorias de tecnologias na educação e diretoria integrada de bibliotecas assumem Patrícia Maria Abreu Machado e Cesar Augusto Castro, respectivamente. O chefe de gabinete da reitoria empossado é Marcos Moura.

Representando todos os empossados, a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi, em seu discurso, definiu a equipe que se forma para a gestão dos próximos 4 anos da UFMA. “Somos um coletivo que se alinhou ao movimento ‘Mais UFMA’, que acreditou na história de vida e na competência do professor Fernando Carvalho, hoje nosso reitor. Um grupo que acreditou na sua proposta de gestão para nossa casa institucional, a Universidade Federal do Maranhão. Estamos aqui para oficialmente referendar aquilo que a comunidade se acostumou a ouvir ‘somos mais UFMA, somos mais UFMA’. Somos signatários de suas propostas de gestão. Somos um time.”, destacou.

Após o evento, o diretores de Centro, entregaram uma placa ao ex-reitor Natalino Salgado Filho em reconhecimento aos anos de parceria, investimento e desenvolvimento das unidades universitárias.

O vice-reitor Leonardo Silva Soares

O professor doutor Leonardo Silva Soares, 38 anos, começou sua trajetória na UFMA em 2003, quando ingressou no curso de bacharelado em Ciências Aquáticas. Possui mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela UFMA, doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí e Pós-doutorado em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem pela Universidade Federal do Ceará. Sua atuação como professor e pesquisador está assentada na área socioambiental.

Leonardo Soares orienta e coorienta quatro pesquisas em nível de doutorado, três de mestrado e seis estudos de iniciação científica/monografia. Na pós-graduação, é professor permanente do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena da Rede PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UESC), professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFMA e professor permanente do Mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA. Coordenou a proposta de adesão do doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFMA, aprovada recentemente para início das turmas em 2024.

Fundador da Rede Água, participou de importantes pesquisas de monitoramento dos recursos hídricos no Estado do Maranhão, como o Zoneamento Ecológico Econômico e Monitoramento Ambiental do rio Itapecuru.

Leonardo foi o Pró-reitor mais jovem da história da UFMA, atuou como pró-reitor de Assistência Estudantil. Trabalhou, em conjunto com a sua equipe, para que a PROAES atuasse para garantir a permanência e a formação de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

 

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Karla Costa e Gabriel Jansen

registrado em: