Reitor e Diretoria do CCH homenageiam servidores e reinauguram laboratórios de informática com 30 novos computadores

publicado: 05/10/2022 10h30, última modificação: 05/10/2022 13h33

Foi realizada, na terça-feira, 4, a reinauguração dos laboratórios de informática do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA. Na presença de alunos, professores e funcionários técnicos, o evento serviu para apresentar à comunidade acadêmica as novas salas, que foram reformadas e agora contam com 30 computadores recém-adquiridos, sendo 20 para os discentes e 10 para os docentes.

A reforma foi solicitada pelo diretor do CCH, o professor Luciano Façanha, que assumiu o cargo em abril deste ano. Ele lembrou que os laboratórios funcionaram até 2019, não tendo sido reabertos quando as atividades no câmpus foram interrompidas em razão da pandemia do novo coronavírus. Dado o tempo em desuso, muitas máquinas pararam de funcionar, sendo necessária a renovação. “Estes espaços são importantes diante do cenário de retorno às atividades presenciais no câmpus, especialmente para os alunos, que podem fazer suas pesquisas de acordo com as tarefas de cada curso”, analisou.

Arielton Pessoa Santos, que está cursando o terceiro período do curso de Filosofia, compareceu à reabertura das salas e mostrou-se entusiasmado com os novos computadores à disposição. “Vai ser bastante útil. Eu, por exemplo, estou sem notebook ou tablet, tenho apenas celular. Então, com certeza, o laboratório é de extrema importância para mim e outros alunos, pois assim temos mais recursos para realizar nossos estudos”, destacou.

Os ambientes foram nomeados em homenagem a dois servidores de longa data da universidade. O laboratório docente leva o nome de Mário Sérgio Maia Mendes, técnico administrativo aposentado que se voluntariou para continuar exercendo suas funções no Centro. Presente na cerimônia, Mendes agradeceu ao tributo, mantido em segredo pelos colegas até o momento da reinauguração. “Me pegou de surpresa. Eu já estou dentro da Universidade há 43 anos, e essa foi uma grande homenagem. Agradeço a todos”, expressou.

A placa que dá o nome à sala dos discentes, por sua vez, é dedicada à memória de Herbert da Silva Santos, trabalhador em educação do Programa de Pós-Graduação em Geografia que, infelizmente, veio a falecer em junho deste ano. Seu filho, Herbert da Silva Santos Júnior, compareceu ao evento. Para ele, o reconhecimento e o carinho dos amigos e colegas de trabalho por seu pai foram marcantes. “Ele era muito prestativo, muito alegre, sempre conversando com todo mundo e ajudando. Ele merece, e o pessoal fazer isso mostra quanto gostavam dele”, enfatizou.

Também presente na ocasião, o professor e reitor da universidade, Natalino Salgado Filho, ressaltou a importância em celebrar esse momento e parabenizou a atitude do diretor do CCH. “O professor Luciano Façanha se mostrou proativo e dedicado a melhorar os ambientes de ensino, com profunda sensibilidade. Isso mostra um espírito de humanidade e gratidão pelo servidor que muito fez pela nossa instituição. Em um momento de dificuldades em que a educação brasileira passa por falta de financiamento, com muito esforço, a gestão tem dado prioridade, sobretudo, àquilo que é importante para o aprendizado e a qualidade de ensino”, pontuou.

Confira as fotos:

Inauguração dos Laboratórios de Informática do CCH para Docentes e Discentes - 04-10-2022

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras