Reitor e coordenadores da pós-graduação vão à Fapema visando a ingresso do Maranhão na rede Prodema

publicado: 20/10/2022 15h20, última modificação: 20/10/2022 19h49

Ontem, no dia 19 de outubro, o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Luís Silva dos Santos, recebeu o reitor Natalino Salgado e coordenadores da pós-graduação do Maranhão, na sede da Fapema, no Renascença. A reunião tratou a respeito de melhorias para os programas da Universidade. Com a recente oportunidade de o Maranhão ingressar na rede Prodema, a Fapema apoiou a iniciativa e, posteriormente, destinará ao programa bolsas para dar suporte às pesquisas.

A coordenadora do Programa de Desenvolvimento em Meio Ambiente (Prodema), professora Samara Aranha Eschrique, falou sobre a importância do programa para a UFMA. “O programa, nessas primeiras duas turmas, estão focando na área do Golfão Maranhense, solucionando problemas práticos como inundações, variações no nível do mar, doenças ocasionadas pelo lixo: esses são os primeiros trabalhos nesses temas que existem no Maranhão, foram os primeiros frutos de defesa que tivemos, com publicações de nível internacional, tentando solucionar problemas do desenvolvimento do estado. Nossa segunda área tema, que será aberta em 2023, ainda não foi decidida, mas tudo indica que será voltada à área portuária, uma vez que cinco dos alunos foram contemplados com a bolsa da Fapema, e três grandes projetos também foram contemplados pelo edital que saiu há pouco tempo, sobre porto e mar”, comentou a docente.

A UFMA e a Fapema têm estreitado laços na discussão dos impactos da ação de financiamento pela Fundação nas pesquisas realizadas pela Universidade, como explicou o diretor André Santos. “A UFMA é responsável por mais de 75% da produção científica do Estado do Maranhão e, com o aumento dos conceitos dos programas na avaliação da Capes, nós estamos estudando de que forma podemos propor melhorias nas forma de financiamento para melhorar nos desempenhos, não só para a capital, como também para o interior”, mencionou.

O reitor Natalino Salgado comentou que a Fapema tem sido muito importante em diversas oportunidades, colocando-se à disposição. “A Universidade tem conseguido aproveitar e, sobretudo, com acesso à produção, ofertando apoio de bolsas e projetos de pesquisa por toda a extensão da UFMA. Analisando a dificuldade por que passa a pesquisa em nosso país e dados os cortes na educação, a Fapema tem dado ajuda na sustentação dos nossos pesquisadores e têm tido uma boa resposta”, ponderou.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro