Reitor e comissão organizadora do Festival Guarnicê de Cinema se reúnem com o presidente da Câmara Municipal de São Luís

publicado: 31/08/2022 12h32, última modificação: 01/09/2022 06h30

Foi realizada, na tarde de segunda-feira, 29, uma reunião do reitor Natalino Salgado e da comissão organizadora do Festival Guarnicê de Cinema com o presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho, para discutir a captação de recursos para a edição deste ano, entre os dias 23 e 30 de setembro, em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual por meio das plataformas digitais. As exibições presenciais do Festival ocorrerão no Teatro Napoleão Ewerton - Sesc (onde também será realizada a abertura do evento), no Cineteatro Aldo Leite e, principalmente, no Teatro João do Vale.

O Festival – cuja edição passada teve alcance de 35 mil pessoas em 42 países ­– selecionou 79 filmes para as mostras competitivas e terá a participação de Fabiana Lima, criadora do blog Cinemafilia e que produzirá as críticas dos oito filmes de longas metragens nacionais e dos dez filmes de curtas metragens. Os filmes selecionados pelo Festival abrangem as cinco regiões do país, representadas por 14 estados da federação. A mostra com o maior número de obras é a de videoclipes, com 26 produções. Também serão exibidos 21 curtas-metragens nacionais, dez curtas maranhenses, oito longas nacionais, sete reportagens, quatro filmes publicitários e três longas maranhenses. Além de mostras competitivas, o festival realiza mostras paralelas (que não concorrem à premiação).

Além disso, conforme pontuou na reunião a Diretora de Assuntos Culturais, Roselis Câmara, o Guarnicê promove eventos especiais, a exemplo do Seminário Ciência Cine Guarnicê, que traz para a discussão acadêmica o cinema e audiovisual como um todo, principalmente em termos de técnica, linguagem e história/memória; e uma mostra voltada a pessoas com deficiência, em que a diretora ressaltou que o formato é discutido pelo próprio público a que se destina. “É uma mostra avaliada pelas pessoas com deficiência e tem audiodescrição, Libras, provavelmente, é a primeira a se fazer isso no país. Entendemos que o cinema é uma forma de alcance dessas pessoas na busca pela cidadania. Da edição 40 para cá, tivemos um grande avanço”, comentou.

A professora e pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, ressaltou a tradição e grandeza do Festival. “Nós temos o olhar muito voltado para a comunidade, para a saúde, educação, sempre pensando na responsabilidade social da Universidade, com diálogo com a comunidade”, acrescentou, mencionando também as ações que a Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proec) proporciona para além da realização do Festival Guarnicê de Cinema.

No encontro, o reitor Natalino Salgado também falou sobre os avanços da UFMA feitos ao longo do tempo, como a recuperação e ampliação da malha viária, que inclui a avenida perimetral da Cidade Universitária e as obras do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário, cujo local recebe visitas de alunos de escolas públicas para mostras de experimentos científicos e exposições permanentes. O vereador Osmar Filho declarou apoio ao Festival Guarnicê de cinema e enfatizou a importância que o evento tem anualmente para a população de ludovicense. “A gente sabe o impacto que o Guarnicê tem na cidade e que alcança uma grande parte da população. Vamos estudar a viabilidade da captação dos recursos, inclusive via iniciativa privada”, afirmou Osmar Filho.

Por: Luciano Santos

Fotos: Luciano Santos