Visitas Institucionais

Reitor da UFMA visita Tribunal de Justiça do Maranhão

publicado: 08/12/2023 12h06, última modificação: 11/12/2023 11h01
A visita faz parte de uma série de visitas que o reitor Fernando Carvalho realiza a instituições e entidades
Reitor da UFMA visita Tribunal de Justiça do Maranhão

Seguindo a agenda de visitas institucionais, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, e sua equipe de pró-reitores e superintendentes visitaram o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o desembargador Paulo Velten, na última quinta-feira. As interações institucionais têm o objetivo de apresentar a nova gestão e fomentar parcerias estratégias para a Universidade.

O TJMA e a UFMA já têm histórico de parcerias exitosas que devem ser restabelecidas nos próximos meses. Para o reitor Fernando Carvalho, a cooperação entre as instituições deve contribuir para o desenvolvimento do estado. “Hoje nós tivemos aqui uma visita de cortesia e também de parceria com o Tribunal de Justiça, visitando o presidente do tribunal e nosso professor da Universidade, o desembargador Paulo Velten, e nós conversamos sobre o fortalecimento dos laços entre as instituições. O desembargador se colocou à disposição para que a gente possa efetuar várias cooperações entre o Tribunal de Justiça e a UFMA. Portanto saímos muito satisfeitos, e eu tenho certeza de que nossas parcerias darão muitos frutos.”.

O tema principal, durante a visita, foram as possibilidades de investimentos na qualificação de juízes e servidores do tribunal, por meio da Escola da Magistratura, que gera impacto direto no melhor atendimento às demandas da sociedade maranhense. Estiveram em pauta: turmas especiais de pós-graduação; necessidade de conhecimentos sobre gestão a juízes; e o suporte da UFMA à área de tecnologia da informação do Tribunal de Justiça.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador Paulo Velten, avalia de forma positiva as parcerias institucionais que contribuem para a evolução do sistema judiciário. “Nós dependemos dessas parcerias para evoluir, a academia tem sempre um olhar específico, um olhar técnico, um olhar científico, e nós dependemos desse olhar acadêmico para que a gente possa aprimorar o nosso funcionamento. Eu fico feliz em receber aqui a visita do reitor Fernando Carvalho, que chega agora com muitas ideias, muita vontade de trabalhar. “

Estiveram presentes na visita à Assembleia Legislativa do Maranhão: o vice-reitor, Leonardo Soares; a pró- reitora da Ageufma, Flávia Nascimento; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins; o Superintendente de Infraestrutura da UFMA, Guilherme Abreu; o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia; o chefe de Gabinete, Marcos Moura.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Karla Costa