Reitor da UFMA realiza visitas técnicas às instalações dos prédios de Enfermagem e da Biblioteca Central

publicado: 18/07/2023 08h54, última modificação: 18/07/2023 23h01
A entrega final, com a inauguração das instalações, ocorrerá em outubro deste ano, como parte da programação dos 57 anos da Universidade, segundo Natalino Salgado.

A manhã da sexta-feira, 14, foi marcada pela visita técnica do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, às instalações do prédio onde funcionará a Faculdade de Enfermagem, na Rua Viana Vaz, bem como à obra da Biblioteca Central, que segue em ritmo acelerado e em fase de acabamento. Diante de seu compromisso com toda a comunidade acadêmica, o reitor afirmou que a entrega final, com a inauguração das instalações, ocorrerá em outubro deste ano, como parte da programação dos 57 anos da Universidade.

A fim de oferecer aos alunos e professores toda a qualidade necessária para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, voltadas ao ensino, à pesquisa e extensão, o prédio do curso de Enfermagem, segundo detalhou o superintendente da Sinfra, Marcos Aurélio Santos Araújo, tem dois andares e contará com amplas instalações modernas. Também explicou que, no piso térreo, haverá onze salas de aula, biblioteca, diretório acadêmico, ambulatório, área de vivência, refeitório e sanitários. Já no piso superior, haverá, em média, 18 laboratórios, sala de reunião, duas salas de pós-graduação, setor administrativo, sanitários e vestiários.

O chefe do Departamento de Enfermagem, Aurean D’Eça Júnior, disse que a entrega do prédio representa o resgate da história do curso. “Voltar para nossa casa representa uma enfermagem fortalecida, visando à formação de novos enfermeiros com mais qualidade e credibilidade”, completou.

Para a estudante Carolina França de Abreu Dantas, o avanço da obra é motivo de alegria. “Digo, com alegria, que é um prazer poder prestigiar esse momento de avanços na obra. Portanto fica a nossa expectativa e esperança de que, em outubro, possamos estar utilizando as instalações tanto para as atividades do ensino de graduação como de pós-graduação. É uma felicidade imensa poder retornar à nossa casa”, expressou, com emoção.

Visitas ao prédio de enfermagem - 14.07.2023

Na manhã do mesmo dia, o reitor Natalino Salgado visitou o prédio da Biblioteca Central. A ocasião contou com a presença de estudantes, professores e técnicos do curso de Biblioteconomia, em que, inclusive, participaram de um tour pelas novas instalações, que serão ocupadas em breve por toda a comunidade interna e externa da UFMA. “Só pela sua estrutura e espaço, é uma das maiores bibliotecas entre todas as universidades federais do nosso Nordeste. O apego e a necessidade de termos um livro físico em mãos, mesmo que digitalizado, não deixa de ser um patrimônio. Esta será uma biblioteca pública para toda a população maranhense”, destacou.

Como afirmou Marcos Aurélio Araújo, os acervos serão distribuídos no primeiro andar. “Teremos salas de estudos em grupo ou individual e toda a parte administrativa necessária para o bom funcionamento da Biblioteca Central. Contamos, ainda, com um auditório de boa capacidade para mais de cem pessoas, a fim de promover um ambiente adequado que garanta a continuidade dos estudos de nossos alunos”, complementou.

A diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, lembrou que as expectativas para a entrega do prédio são desde 2019, quando o reitor assumiu a Reitoria da UFMA. “Estamos extremamente felizes com a completude da Biblioteca, que se encontra em seus momentos finais. Tenho certeza que será um ganho muito significativo para toda a comunidade acadêmica. Sem dúvida, esperamos atender a todos os anseios da nossa instituição”, expressou.

A estudante de Biblioteconomia Maria Leoquiane enfatiza a importância de todos participarem e usufruírem o conhecimento que os acervos da Biblioteca Central proporcionará. “É uma honra ter a nossa biblioteca neste espaço, que acolherá alunos não só do curso de Biblioteconomia, como também discentes de outros cursos e a comunidade em geral”, comentou.

Visita ao prédio da biblioteca central - 14.07.2023

Por: Lucas Araújo