Reitor Natalino Salgado fala sobre o Dia Mundial do Rim em entrevista à Rádio Universidade

publicado: 12/03/2021 12h28, última modificação: 12/03/2021 13h44

Em entrevista à Rádio Universidade 106,9 FM, o reitor Natalino Salgado falou sobre o Dia Mundial do Rim, celebrado este ano no dia 11 de março. Entre os assuntos abordados, o reitor falou sobre o avanço da pandemia, as medidas de prevenção, as ações desenvolvidas pela UFMA, sobre a expertise do Hospital Universitário voltada para a nefrologia, sobre a evolução no tratamento de enfermidades do rim no Maranhão, entre outros assuntos.

"Até 1978, quando as pessoas falavam 'o rim trancou', significava óbito, não tinha tratamento. Em 78, trouxe para cá, São Luís, o primeiro rim artificial para fazer a primeira hemodiálise. Em 2000, montei uma equipe e fizemos o primeiro transplante de rim do estado, no Hospital Univeristário. De lá pra cá, já fizemos mais de 500 transplantes e formamos uma equipe maravilhosa. O HU-UFMA virou uma referência, temos bons profisionais lá e conseguimos realizar tratamento e prevenção, temos um grupo forte que trabalha com transplante, outro com hemodiálise, outro com pesquisa,  temos um trabalho de campo com quilombolas, em Alcântara. O fato é que, no Hospital Universitário, temos uma expertise que anualmente ajuda a promover a conscientização da população, especialmente em toda segunda quinta-feira do mês de março, em que é celebrado o Dia Mundial do Rim, que este ano caiu no dia 11 de março", declarou o reitor.

Confira a entrevista completa no site da Rádio Universidade ou no Spotify