Reitor assina ordem de serviço para complementação do Espaço da Ciência e do Firmamento e construção do planetário da UFMA

publicado: 23/02/2022 10h25, última modificação: 23/02/2022 16h47

Na tarde de terça-feira, 22, o reitor Natalino Salgado realizou a assinatura da ordem de serviço para a complementação do Espaço da Ciência e do Firmamento e para a construção do Planetário, que também vai compor a edificação. Com investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foi liberado para a obra cerca de R$ 1,3 milhão. Assim que estiver finalizada, a área total construída será de 4.709,27 metros quadrados.

O reitor destacou o momento de satisfação pela conquista de mais uma etapa de complementação e construção no Espaço da Ciência e do Firmamento, bem como ponderou a relevância do local, que atende não só à comunidade acadêmica, mas a toda a sociedade. “A Universidade cumpre com o seu papel, em promover o conhecimento, o ensino, a ciência. Então, hoje nós damos mais um passo, estamos quase chegando aos cem por cento para colocar esse espaço em sua plenitude”, declarou.

Para assinatura do documento, também esteve presente o coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento, o professor Antônio Oliveira, que destacou a importância da popularização da ciência por meio dessa iniciativa. “A principal função é tornar a ciência um bem popular, que seja acessível a todos, e que todos que chegam aqui saiam munidos de conhecimento científico”, expressou.

André Silva, representante da Academia Maranhense de Ciências (AMC), ressaltou que o espaço tem papel importante para o desenvolvimento da educação no Estado do Maranhão. Participando também da mesa, a professora Maria de Jesus Torres, diretora-presidente da Fundação Josué Montello, pontuou o momento como a realização de um sonho. A assinatura da ordem de serviço foi completada por Jamil Maluf Neto, sócio da empresa JB Construções, instituição responsável pela obra.

Na ocasião, também estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Pontes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Viana; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Silva; e a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; além de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), servidores, superintendentes, docentes, discentes e técnicos-administrativos.

Assinatura da ordem de serviço para complementação do Planetário da UFMA

Por: Alan Veras

Produção: Laís Costa