publicado: 09/12/2021 16h23, última modificação: 09/12/2021 22h24
Reitor assina acordo de cooperação para uso, operação e conservação do navio Ciências do Mar.jfif

Foi assinado, na manhã desta quinta-feira, 9, durante a reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada em formato on-line, o acordo de cooperação entre as universidades federais do Rio Grande (FURG), do Maranhão (UFMA), Fluminense (UFF) e de Pernambuco (UFPE), que tem por objetivo juntar esforços para otimizar o uso, a operação e conservação dos Laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF) ­– Ciências do Mar I, II, III e IV, além de captar recursos financeiros necessários para o custeio das atividades dessas plataformas de ensino, pesquisa e extensão, indispensáveis à formação dos estudantes dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação da área de Ciências do Mar.

Ciências do Mar é definida como a área do saber que se dedica à produção e disseminação de conhecimentos sobre os componentes, processos e recursos dos ambientes marinhos e zonas de transição.

No ato da assinatura do acordo, foi instituído um comitê gestor estratégico como forma de operacionalização do Laboratórios de Ensino Flutuantes. Entre outras atribuições, o comitê terá por função identificar potenciais fontes e captar recursos financeiros adicionais para o desenvolvimento das atividades dos LEF e para a manutenção e aquisição de novos equipamentos. O acordo tem vigência de sessenta meses, podendo haver prorrogação do prazo.

Presidida pelo reitor da FURG, Danilo Giroldo, estiveram presentes, além do reitor Natalino Salgado, da UFMA, os reitores da Federal Fluminense, Antonio Claudio, e da Federal de Pernambuco, Alfredo Macedo Gomes.

Por: Sansão Hortegal