Reitor articula com o MCTI projetos de desenvolvimento sustentável em Alcântara e conclusão do Planetário

publicado: 15/09/2022 14h18, última modificação: 18/09/2022 19h32
Reitor articula com o Ministério da Ciência e Tecnologia recursos para a conclusão do Planetário.jpeg

Na manhã dessa quarta-feira, 14, o reitor Natalino Salgado esteve reunido com a equipe da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem à frente Silvana Copceski Stoinski, para agradecer o apoio e os investimentos para a finalização do Espaço da Ciência e do Firmamento, coordenado pelo professor Antonio Oliveira.

Foram apresentados os resultados das obras do Planetário, que receberá os equipamentos já adquiridos, a possibilidade de instalação de uma praça da ciência e um novo aporte financeiro para a finalização do projeto elétrico.

Esse espaço, que já está em uso, é de fundamental importância para o Estado do Maranhão e recebe, diariamente, crianças de várias escolas e visitantes interessados pela ciência.

Para o reitor Natalino Salgado, a finalização da obra é uma grande contribuição que a UFMA prestará à comunidade. “A educação e a ciência são essenciais para o desenvolvimento, e é missão da Universidade servir como alicerce para a construção de um futuro melhor a todos."

O reitor também esteve reunido na Secretaria de Pesquisa e Formação Científica – SEPEF, com o secretário Marcelo Marcos Morales, o coordenador geral de Ciência para a Bioeconomia, Buno César Prosdocimi Nunes, o coordenador geral de Ciência para Biodiversidade, Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira, e a coordenadora de Mar, Antártica e Recursos Minerais, Andréa Cancela da Cruz Kaled, para discutir a criação do Programa Ciência e Tecnologia para a Sustentabilidade de Alcântara.

A proposta que visa tornar Alcântara uma vitrine para projetos participativos de desenvolvimento de cadeias produtivas, de bioeconomia, meio ambiente e sustentabilidade, sugerida pelo secretário Marcelo Morales, resultou na construção de um grupo de trabalho com membros do MCTI e da UFMA, para elaboração dessa proposta. As ações contribuirão com o Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), um projeto do Estado Brasileiro.

A comissão que está elaborando o PDI-CEA é presidida pelo MCTI e composta pela Agência Espacial Brasileira, na coordenação; pelo Ministério da Defesa, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério do Desenvolvimento Regional, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Advocacia-Geral da União, Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e Comando da Aeronáutica.

Por: DCom