Rede Resiclima inaugura projeto de pesquisa sobre enfrentamento da Emergência Climática

publicado: 18/09/2023 14h48, última modificação: 18/09/2023 14h48
Projeto tem a participação de pesquisadores da UFMA

Diante do consenso científico de que as mudanças climáticas são uma realidade imutável, torna-se imperativo compreender como os seres humanos têm enfrentado e reagido à variabilidade do clima. Pesquisas indicam que as políticas públicas não podem ser eficazes sem entender a psicologia e o comportamento humano no contexto da emergência climática.

Nesse contexto, o projeto de pesquisa, recém lançado pela Rede RESICLIMA e intitulado "Determinantes Biopsicossociais na Resposta Individual e Coletiva ao Enfrentamento da Emergência Climática", que tem a participação do professor André Luiz Borba do Nascimento, do Centro de Ciências de Bacabal da UFMA, coordenador do Laboratório de Estudos Ecológicos e Etnobiológicos (LECET), tem buscado entender quais fatores influenciam o engajamento público e a percepção em relação ao enfrentamento da emergência climática global.

A pesquisa tem o objetivo de desvendar como elementos da cognição humana moldam a dinâmica social em sistemas tanto reais quanto virtuais, em ações voltadas à prevenção e mitigação das mudanças climáticas. Este estudo é crucial para a criação, monitoramento e avaliação de políticas públicas eficazes voltadas à emergência climática global.

Também fazem parte do projeto pesquisadores da UFPE, UFRPE, UFPB, UPE, UNIFESSPA, USP, UNB, UFRN, PUC-Rio, UFU, University of Michigan, University of Helsinki. A coordenação geral está sob a liderança do professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Centro de Biociências da UFPE.

O projeto está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, da ONU, que se refere à Ação Contra a Mudança Global do Clima. Especificamente, alinha-se à meta 13.3, que foca na melhoria da educação, aumento da conscientização e fortalecimento das capacidades humanas e institucionais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

No último dia 14 de setembro, foram aprovados os marcos teóricos e metodológicos do projeto, bem como estratégias de divulgação e popularização de suas atividades.