Rede Andifes - Idiomas sem Fronteiras abre processo seletivo para cursos on-line gratuitos

publicado: 20/03/2024 13h44, última modificação: 20/03/2024 13h44
UFMA, em parceria com rede Andifes - Idiomas sem Fronteiras, abre processo seletivo para cursos on-line gratuitos

A Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras abre seletivo para a ocupação das vagas de cursos on-line gratuitos e síncronos para toda a comunidade acadêmica, incluindo discentes, docentes e técnicos-administrativos. Estão sendo ofertadas 2.875 vagas distribuídas em 6 idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. As inscrições se estendem até o dia 28 e são gratuitas.

Os cursos on-line indicados são destinados a diferentes níveis do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (QECR) e estão organizados com foco no desenvolvimento de habilidades linguísticas para internacionalização. Os cursos serão realizados inteiramente de maneira on-line, de forma síncrona, com duração de 4 ou 8 semanas, 16 ou 32 horas, respectivamente. Cada semana terá dois encontros síncronos, on-line, de 2 horas cada, totalizando 4 horas semanais.

São 300 vagas para alemão, 650 vagas para espanhol, 375 vagas para francês, 875 vagas para inglês, 275 vagas para italiano e 400 vagas para japonês. As turmas terão número mínimo de vagas para abertura do curso de 5 alunos por turma e máximo de 25, tendo uma lista de espera com 20 alunos. O início das aulas está previsto para ocorrer entre os dias 15 e 20 de abril.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e serão deferidas aquelas cujos candidatos apresentem os documentos solicitados, que são: documento de identificação; comprovante de proficiência, caso solicitado, e comprovante de vínculo com a Universidade, sendo juntado em um arquivo salvo com o nome do candidato indicando a instituição a que está vinculado, exemplo: (NOMESOBRENOME_SIGLAinstituição.pdf) e se solicitado o teste de proficiência (NOMESOBRENOME_proeficiência.pdf).

O candidato só poderá inscrever-se em um idioma. Caso ocorra o cadastro do mesmo CPF em mais de uma turma, a inscrição será indeferida em ambos ou em todos os idiomas em que se inscreveu.

A planilha indicando o quadro de horário para cada idioma é disponibilizadas por meio do link para facilitar o interessado a adequar-se ao melhor horário, e também é disponibilizado, em tempo real, o número de inscrições disponíveis que cada idioma tem.

Receberão o certificado de conclusão do curso os alunos que participarem de, no mínimo, 80% das aulas e das atividades previstas durante o curso. O envio do certificado será feito via e-mail após o preenchimento da ficha de avaliação do curso, que será enviado pelo professor IsF.

Para mais informações sobre como participar da oferta coletiva, clique aqui!

Confira o Edital na íntegra neste link.

Por: Karina Soares