Recepção dos calouros do curso de Turismo é realizada no Complexo da Fábrica Santa Amélia

publicado: 29/04/2022 14h37, última modificação: 29/04/2022 15h57
IMG_20220429_101118_2.jpg

Nesta sexta-feira, 29, ocorreu a recepção dos calouros do curso de Turismo no Complexo da Fábrica Santa Amélia, no Centro Histórico de São Luís. O evento foi a primeira recepção presencial desde o início da pandemia de covid-19. O momento reuniu discentes ingressantes dos anos de 2020 a 2022.

A recepção foi organizada pelo centro acadêmico do curso em parceria com a coordenação e faz parte do retorno gradual da Universidade, no qual algumas atividades presenciais já podem ser realizadas na UFMA.

Na programação, a diretora do Centro de Ciências Sociais, Lindalva Maciel, apresentou o Centro, ao qual o curso de Turismo é vinculado. Em seguida, o chefe de departamento, Jonilson Correia, e a coordenadora do curso, Thais Rodrigues, falaram sobre a estrutura curricular, as oportunidades acadêmicas e as suas vivências na área. O presidente do Centro Acadêmico de Turismo, Werllem Frazão, destacou que esse é um momento de integrar e aproximar os estudantes à Universidade, às atividades práticas e ao mercado de trabalho.

Essa foi uma ocasião de muita expectativa para os novos alunos, além da realização do sonho de estar na Universidade, como pontuou a estudante do terceiro período Mayara Costa. “É minha primeira graduação, meu primeiro dia na Fábrica, ainda não caiu a ficha que estou estudando na UFMA”, disse.

A aluna do primeiro período Érica Letícia falou da felicidade de estar nesse encontro presencial. “Estou muito feliz, porque é a primeira vez que estou vindo, o lugar é muito bonito, espero que seja bem legal”, frisou.

O evento contou também com a apresentação de alguns professores sobre os seus grupos de pesquisa e as oportunidades de pesquisa e extensão dentro do curso de Turismo. A recepção foi finalizada com um passeio pelo Complexo da Fábrica Santa Amélia para que os graduandos conhecessem os espaços disponíveis no local.

Reitor assina aposentadoria do professor adjunto Manoel Rubim da Silva, do CCSo

Saiba mais

O Complexo Fábrica Santa Amélia, localizado no Centro de São Luís, é uma estrutura do século XIX que já foi uma fábrica de algodão e tecidos e foi restaurado em 2015 pela UFMA em parceria com o Iphan. No local, ocorrem as atividades e a administração dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA. A estrutura conta também com salas de aulas, um hotel-escola, as empresas juniores de Turismo e Hotelaria, um auditório com capacidade para 360 pessoas e um restaurante-escola, além de laboratórios que auxiliam na aprendizagem dos alunos.

Por: Alan Veras

Produção: Marcos Paulo Albuquerque