Realizada aula inaugural do Mestrado Profissional em História da UFMA

publicado: 04/07/2022 14h04, última modificação: 04/07/2022 16h27

No dia 30 de junho de 2022, no Miniauditório 109, Asa Sul, do Centro Pedagógico Paulo Freire, foi realizada a aula inaugural do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Maranhão, evento que contou com transmissão no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A abertura foi mediada pela professora Antônia da Silva Mota, coordenadora do Mestrado em Rede ProfHistória da UFMA. O evento teve como palestrante o professor Luís Reznik, coordenador nacional do Mestrado Profissional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Antônia da Silva destacou que a finalidade do momento foi permitir a aproximação dos professores do ensino básico que enfrentam obstáculos no cotidiano. Para Luís Reznik, o ProfHistória é uma oportunidade no que tange às transformações das práticas do educador na graduação. “A formação inicial do curso de História tem muito a ganhar com as experiências dos novos professores da educação básica”, comentou Reznik.

O objetivo do Mestrado Profissional é proporcionar formação continuada aos docentes de história que estejam ministrando aulas em qualquer segmento da educação básica, ensino fundamental e médio, além de aprofundar a reflexão da comunidade em processo de aprendizagem por meio da publicização da produção intelectual no campo de ensino.

Saiba mais

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) foi criado com base em uma iniciativa das professoras do Departamento de História da UFMA Antônia da Silva Mota, Maria da Glória Guimarães Correia, Marize Helena de Campos e Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, em parceria com docentes da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, do Departamento de Educação e das licenciaturas em Ciências Humanas dos Centros de Ciências de Bacabal, Grajaú, São Bernardo e Imperatriz.

Também contou com a parceria de docentes da área de história do Colégio Universitário da UFMA e da Universidade Estadual do Maranhão, que submeteram o projeto ao Comitê Gestor e à Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu oferecido em rede nacional, com 27 instituições de ensino superior associadas, coordenado pela UFRJ. O programa é constituído por três linhas de pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”; “Linguagens e Narrativas Históricas: produção e difusão”; e “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”.

Por: Lucas Araújo

Produção: Marcos Paulo Albuquerque