Realizada ação de conscientização do HU-UFMA sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

publicado: 06/10/2021 13h09, última modificação: 07/10/2021 08h07

Para iniciar o mês de outubro tratando de um tema tão importante para a saúde da mulher, o Hospital Universitário da UFMA, por meio da Unidade de Diagnóstico por Imagem, realizou, na manhã da quinta-feira, 30 de setembro, uma ação educativa voltada para as pacientes que aguardavam a realização da mamografia. O mês representa a luta contra o câncer de mama, por isso a sensibilização da população sobre a necessidade de um diagnóstico precoce, entre outros dados importantes sobre a doença, como prevenção e tratamento, são tão necessários.

A paciente Maria de Lourdes de Jesus, que realizou seu exame nesse mesmo dia, agradeceu à equipe as informações e a recepção tão carinhosa “É a primeira vez que faço o exame aqui e gostei muito. Me surpreendi com essa ação que foi realizada. As informações compartilhadas são muito importantes e essenciais para a nossa saúde”, pontuou.

A chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Lívia Rios, destacou a relevância do tema e a necessidade de falar sobre o assunto: “Outubro é o mês escolhido para a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, quando o tratamento é mais adequado e a cura é uma realidade para essa mulher acometida pela doença. E o método utilizado, mundialmente, para o diagnóstico precoce é a mamografia. Iniciamos o movimento para a conscientização no HU-UFMA nesta data que antecede o início de outubro, para orientar as mulheres que estão realizando a mamografia para que possam propagar entre as outras mulheres, amigas e familiares”.

A iniciativa contou com o apoio da equipe da Unidade, entre eles o físico médico Jamerson Albuquerque, a administradora Priscilla Carvalho e a técnica de enfermagem Mayara Correia Ferro. A ação teve a participação do gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito, e da chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e  Terapêutico, Ana Luiza Bezelga. Além do momento educativo, houve também distribuição de brindes e lanche para as pacientes.

A chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Ana Luiza Bezelga, reforçou o objetivo da ação organizada pela Unidade de Diagnóstico por Imagem: “Pensamos em contribuir com o Outubro Rosa por meio da interação com as pacientes, para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce mediante a realização de mamografia. Essas ações são de grande importância no cuidar dos nossos usuários e familiares, visto que o conhecimento repassado é disseminado em suas casas, familiares e conhecidos, promovendo o compartilhamento da conscientização sobre a prevenção da doença".

Além dessa ação, o HU-UFMA, que é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vai realizar atividades focando também nessa temática por meio da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher. Durante todo o mês, uma série de vídeos de cunho educativo serão publicados nas redes sociais do hospital. Além disso, serão realizadas palestras para as mulheres nas salas de espera falando sobre a importância do diagnóstico precoce, iluminação do prédio da Unidade Materno Infantil de rosa, decoração do setor e, no dia 26 de outubro, será realizada uma ação voltada para pessoas em situação de rua, já selecionadas em parceria com os órgãos responsáveis, no qual foi organizado um cronograma de atendimento.

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Com informações do INCA.

Publicado originalmente em 01/10/21, no site do HU-UFMA.

Por: Danielle Morais/Unidade de Comunicação do Hospital Universitário

registrado em: ,