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Rádio Universidade recebe o diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação para falar da reforma do ensino médio no Brasil

publicado: 16/03/2023 14h50, última modificação: 16/03/2023 16h54
Promulgada no dia 16 de fevereiro de 2017, a Lei n.º 13.415 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura curricular do ensino médio.
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A Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, na manhã dessa quarta-feira, 15, o diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação da Universidade Federal do Maranhão, Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada, membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no quadro Rádio Opinião, para falar sobre ações contra a reforma do ensino médio no país. Promulgada no dia 16 de fevereiro de 2017, a Lei n.º 13.415 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura curricular do ensino médio, pauta que o docente levou para o programa.

O assunto em questão vem sendo abordado frequentemente por educadores, especialistas e entidades da educação nacional que ordenam a revogação da reforma do ensino médio, por meio de atos de reivindicações em todo o país.

Baseado nessa preocupação, Jhonatan Almada sinalizou, em entrevista à Rádio Universidade, que, na prática, a Lei n.º 13.415 não apresenta formação educacional e profissional, pelo contrário, negligencia os conteúdos das ciências humanas, exatas e naturais da estrutura curricular. “A substituição de componentes curriculares como sociologia e filosofia, por outros pouco estruturados, é uma das críticas à reforma do ensino médio”, esclareceu.

Implementada em um contexto de instabilidade política, o que se vê é mais um desmonte da educação brasileira. “As escolas privadas também implementam essa reforma em seus currículos, mas, não excluem nenhuma disciplina. As escolas públicas, no entanto, reduzem a carga horária das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular”, exemplificou. Isso afeta, especialmente, as redes públicas de ensino, onde a reforma vem sendo implementada. “É importante enfatizar que essa base curricular é a responsável por formar solidamente todos nós, seja para a cidadania ou para o trabalho”, completou Almada, que também é diretor do Centro de Inovação para a Excelência em Políticas Públicas (Ciepp).

Confira a entrevista na íntegra:

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

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