Notícias

Rádio Universidade recebe docente de Oceanografia para falar sobre regiões hídricas e comunidades ribeirinhas, em referência ao Dia da Água

publicado: 22/03/2023 12h15, última modificação: 22/03/2023 13h13
Para promover debates a respeito do maior bem natural da humanidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água, em 22 de março

A Rádio Universidade 106,9 FM recebeu, na manhã de segunda-feira, 20, o professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão Arkley Marques Bandeira, no quadro Rádio Opinião, para falar sobre regiões hídricas e comunidades ribeirinhas, em alusão à Semana da Água. Comemorado hoje, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água visa debater assuntos importantes relacionados a esse recurso natural, pauta que o docente levou para o programa.  

A vida no planeta ocorre graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a sobrevivência humana. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, entre eles, a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias. 

O Maranhão, nesse contexto, é rico em bacias hidrográficas. Arkley Bandeira explicou, em entrevista à Rádio Universidade, que os rios são importantes para a existência do território maranhense, uma vez que alimentam e abastecem a população. “Do ponto de vista da arqueologia, a água é considerada essencial para o processo de crescimento e desenvolvimento de grandes civilizações”, destacou.

Confira, no minuto 36:30, a entrevista na íntegra:

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

 

registrado em: