Rádio Universidade entrevista o professor Sérgio Cutrim para falar sobre o V Simpósio Internacional de Gestão Portuária

publicado: 16/05/2022 12h50, última modificação: 17/05/2022 22h37

O programa Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 desta segunda-feira, 16, contou com a presença do professor Sérgio Cutrim, do Departamento de Administração, sobre o complexo portuário do Maranhão e sobre o V Simpósio Internacional de Gestão Portuária e o II Fórum Latino-Americano de Cidades Portuárias. O evento tem como tema central a “Relação porto-cidade e os objetivos de desenvolvimento sustentável” e será realizado entre os dias 8 e 10 de junho, por meio do grupo de pesquisa Labportos, do Departamento de Ciências Contábeis da UFMA, e a Asociación de Arquitectos y Urbanistas de América Latina y el Caribe.

Durante a entrevista, o professor Sérgio Cutrim falou sobre a importância da relação porto-cidade no estado e pontuou que a vocação econômica de São Luís está relacionada ao porto. “O futuro econômico e, por consequência, o futuro social do Maranhão está efetivamente ligado ao setor portuário, então precisamos nos apropriar dessa temática”, considerou.

No campo acadêmico, a UFMA tem preparado profissionais para trabalhar nesse ramo econômico, ofertando, por exemplo, o curso de Especialização em Logística Portuária. Sobre o mercado de trabalho, Sérgio Cutrim destacou a variedade de oportunidades que envolve essa área profissional: “Quando a gente fala de oportunidades no mercado de trabalho não é só o Porto do Itaqui. Nós temos portos privados, e todo complexo portuário só consegue existir e funcionar com um conjunto de empresas trabalhando. Existem diferentes níveis de vagas, desde as mais operacionais, em que as empresas exigem o ensino médio, até cargos de gestão, engenharia e liderança”.

De acordo com o professor, o Estado do Maranhão tem ainda projetos de construção de dois novos portos, para os próximos anos: o Porto São Luís e o Terminal Portuário de Alcântara. Para Sérgio Cutrim, daqui a cinco anos, o Maranhão terá uma realidade muito melhor do que tem hoje, tanto em ofertas de emprego nessa área, quanto em relacionamento melhor do porto com a cidade.

Na entrevista, Sérgio Cutrim pontuou ainda sobre a ligação entre os portos e a sustentabilidade, temática a ser discutida no evento. Segundo o docente, a inovação e a sustentabilidade são destaque na agenda de planejamento de gestores de diversas organizações. Nessa perspectiva, o transporte marítimo é um dos modais de transporte mais eficientes ambientalmente, pois emite menos dióxido de carbono (CO2) e transporta grande quantidade de carga por operação. Dessa forma, além do fator ambiental, o evento discutirá os fatores sociais e econômicos, que, juntos, constituem o tripé da sustentabilidade.

Saiba mais

O V Simpósio Internacional de Gestão Portuária e o II Fórum Latino-Americano de Cidades Portuárias ocorrerão em São Luís, no Hotel Luzeiros, de forma híbrida, isto é, tanto presencialmente, quanto por meio de transmissão on-line pelo Youtube. A programação contará com painéis, palestras, estudos de caso, visitas técnicas, minicursos e lançamentos bibliográficos. A submissão de trabalho pode ser realizada até o dia 25 de maio, e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de junho. Ambas estão disponíveis por meio da plataforma Doity.

Por: Alan Veras

Produção: Marcos Paulo Albuquerque