Rádio Universidade entrevista Kawany Victórya dos Santos, a primeira mulher trans graduada em Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus São Bernardo

publicado: 27/04/2022 10h36, última modificação: 27/04/2022 15h25

Kawany Victórya Almeida dos Santos é a primeira mulher trans graduada na Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus São Bernardo, na Universidade Federal do Maranhão, assunto que foi tema de entrevista com a estudante feita no quadro Rádio Ciência da Rádio Universidade. A estudante apresentou o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no dia 4 de abril, sob orientação do coordenador do curso, o professor Thiago Pereira Lima.

Na entrevista, a egressa buscou ampliar o debate sobre a transexualidade, especialmente, acerca da utilização do nome social, e refletir sobre os estereótipos, os preconceitos e as discriminações vivenciadas constantemente por essa população. Para a graduanda, a sua vivência na cidade de São Bernardo foi o que motivou o surgimento do tema do seu trabalho de conclusão de curso.  “No meu cotidiano percebi a dificuldade de as pessoas me tratarem pelo meu nome social”, constatou a socióloga.

Ela comentou sobre os frutos da graduação na Universidade Federal do Maranhão, como é o caso da Associação de Cultura e Cidadania LGBTQIA+, fundada em decorrência de sua pesquisa e também localizada em São Bernardo, tornando-se a primeira organização não governamental (ONG) do Baixo Parnaíba.

Confira a entrevista completa

Por: Rafaela Pinheiro