Notícias

Rádio Universidade entrevista especialista em Tribunais Superiores, Sílvia Pérola, que fala sobre treinamento em Recurso de Revista no judiciário

publicado: 31/05/2022 16h17, última modificação: 01/06/2022 00h08

Na segunda-feira, 30, a Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, em seu quadro Rádio Opinião, a especialista em Tribunais Superiores, a advogada e professora Sílvia Pérola, que divulga o   treinamento em Recurso de Revista, que será realizado nos dias 17 e 18 de junho. O curso “O caminho das pedras”, com módulos I e II, tem carga horária de 20 horas, em que os interessados devem se inscrever no sistema on-line da Fundação Sousândrade.

O treinamento é direcionado para operadores do direito e tem por finalidade melhorar suas atuações profissionais no Tribunal Superior do Trabalho, proporcionando técnicas que facilitem o manejo de recursos em todos os processos que envolvam a Suprema Corte da Justiça Trabalhista.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) é a maior instância da Justiça do Trabalho. É nesse tribunal que os Recursos de Revista serão julgados. Por ser uma instância extraordinária, também é o setor em que os advogados sofrem uma série de obstáculos, por meio dos filtros recursais. Essas prerrogativas geram transtornos, fazendo com que os advogados deixem de recorrer por considerarem a matéria fática.

Segundo a advogada Sílvia Pérola, nos últimos anos, houve uma derrocada dos direitos sociais, de modo que a criação das Leis nº 13.015/14 e nº 13.467/17 intimidou o acionamento da Justiça do Trabalho, fazendo com que as buscas pelos direitos trabalhistas caíssem vertiginosamente. É de responsabilidade dos advogados estarem preparados, na visão dela. “O Recurso de Revista tornou-se um dos mais complexos em sua aplicação, tornando-o quase impossível de aplicá-lo com sucesso”, ressaltou.

O treinamento é fruto de uma parceria da Fundação Sousândrade com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por: Aline Santos

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: