Radio Universidade entrevista coordenador de grupo de pesquisa de Educação Física para falar sobre a relação entre dor crônica e exercícios físicos

publicado: 31/05/2022 12h48, última modificação: 31/05/2022 15h52

O professor do Departamento de Educação Física da UFMA, Almir Vieira Dibai Filho, coordenador do grupo de pesquisa Reabilitação, Exercício e Movimento (Removi), concedeu entrevista para o quadro Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9 para falar do grupo Removi, fundado em 2018, que investiga disfunções que geram dor na prática de exercício em contextos específicos.

Durante a ocasião, o professor destacou a pesquisa do mestrando César Augusto Brito, do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto, que busca identificar a correlação da dor crônica e a falta de adesão aos exercícios físicos regulares, ressaltando os fatores que dificultam essa prática. “Essa pesquisa tem por objetivo identificar as barreiras ou os fatores que contribuem negativamente para a adesão ao exercício físico por uma pessoa que tem a dor crônica. De maneira bem simples, nós podemos entender dor crônica como a dor com duração mínima de três meses, com intensidades variáveis, durante os dias que se tem dor”, pontuou.

Ele também detalhou sobre a dor crônica exemplificando locais do corpo humano em que uma pessoa pode sentir a anomalia. “Diversas doenças ou disfunções geram dor crônica. Por exemplo, uma dor na lombar ou na cervical podem se tornar um a dor crônica, ou outras doenças, como a fibromialgia. Então o objetivo final desse estudo é disponibilizar gratuitamente uma escala que o profissional de saúde pode utilizar para rastrear os pontos que contribuem negativamente para adesão, seja aspectos relacionados ao clima, à cidade, ao indivíduo ou questões pessoais deste”, acrescentou.

De acordo com o coordenador do Removi, a comunidade pode participar da pesquisa por meio de um formulário disponível no Instagram @removi.ufma.

Veja mais sobre o grupo: Grupo de pesquisa realiza estudo e disponibiliza formulário sobre barreiras para adesão à prática de exercício físico regular em indivíduos com dor crônica

Confira a entrevista:

Por: Aline Santos