Rádio Universidade e TV UFMA vencem etapa estadual do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo

publicado: 14/10/2022 12h38, última modificação: 14/10/2022 20h24

Na noite de ontem, a Rádio Universidade, por meio do radialista Borges Júnior, e a TV UFMA venceram a etapa estadual do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo, nas categorias “Jornalismo em Áudio” e “Jornalismo em Vídeo”. A cerimônia ocorreu no auditório Carlos Gaspar, no Sebrae Jaracati, na Avenida Carlos Cunha.

A premiação é dividida em etapas estaduais, regionais e nacional, promovida pelo Sebrae Nacional. Após vencer na etapa estadual, os jornalistas concorrem na etapa regional. A iniciativa reconhece os melhores trabalhos voltadas a micro e pequenos negócios, em três categorias no Maranhão: “Jornalismo em Texto”, “Jornalismo em Áudio” e “Jornalismo em Vídeo”.

No “Especial: Ramo da beleza destaca a força da microempresária maranhense”, a Rádio Universidade conta a história de Vânia Sousa Rocha, empreendedora negra que decidiu apostar no ramo da beleza e estética, quando abriu um salão de beleza dez anos atrás. Com o suporte do Sebrae, conseguiu criar os filhos e ter estabilidade financeira e garantir trabalho a cinco colaboradoras de seu estabelecimento, alcançando, inclusive o interior de São Paulo e Luanda, capital de Angola, onde implantou franquias.

“É importante pontuar o gesto do Sebrae ao empreendedorismo, o reconhecimento à relevância dos micro e pequenos negócios para a economia local e nacional. Creio que a premiação recebida deva ser entendida como um reconhecimento à qualidade do trabalho produzido pela Rádio Universidade FM 106,9”, frisou o radialista Borges Júnior.

O diretor da Rádio Universidade, Euclides Moreira Neto, também demonstrou satisfação com o reconhecimento do trabalho desempenhado pela rádio e por seus colaboradores. "Estamos muito felizes com a premiação de Borges Júnior no Prêmio Sebrae. É mais uma demonstração da seriedade no jornalismo da Rádio Universidade FM, que se comporta de maneira séria, isenta e imparcial e atendendo a grande demana de nossa região. O reconhecimento de uma instituição como o Sebrae nos deixa cheios de orgulho", afirmou.

A reportagem da TV UFMA “A luz do empreendedorismo” – da repórter Luciana Rodrigues, com produção de Luis Furtado, imagens de Juarez Lisboa e produção de imagens de Paulo Rubim e David Santos – destaca o crescimento das pequenas empresas no Maranhão e fala da importância do Sebrae para os microempreendedores.

Para a diretora da TV UFMA, Josie Bastos, a reportagem dialoga com o contexto atual, com um tema muito importante para o cotidiano, e demonstra também a maturidade da equipe dos colaboradores, profissionais e alunos desse setor estratégico da Universidade, que é de comunicação, em suas palavras.

“Esta é a maneira como dialogamos com a sociedade, trazendo temas contemporâneos necessários elaborados por profissionais e alunos da comunicação. Mostramos como fomentamos o espaço da formação e mostramos à sociedade que realizamos grandes reportagens como esta, premiada”, completou a diretora.

Fernando Oliveira, superintendente de Comunicação e Eventos da Universidade Federal do Maranhão, enfatizou a conquista e o trabalho feito à sociedade e à formação acadêmica pela Rádio e pela emissora. "Além de produzir jornalismo de qualidade, a Rádio Universidade e a TV UFMA são, também, campo de estágio para estudantes de Comunicação. Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho competente desenvolvido pelas emissoras da Universidade e a garantia que também estão formando futuros profissionais de talento", pontuou.

Na noite de ontem, também foi entregue o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que ressalta a importância dos microempreededorismo no Brasil, especialmente no Maranhão, em negócios liderados por empresárias.

Confira o especial da Rádio Universidade:

Confira também a reportagem da TV UFMA:

Com informações de Sebrae Maranhão e Sebrae Santa Catarina.

Por: DCom