Rádio Universidade 106,9 FM recebe delegada da Mulher para falar das ações contra o assédio no carnaval

publicado: 13/02/2023 12h08, última modificação: 13/02/2023 18h25

A Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, na quinta-feira, 9, a delegada da Mulher, Kazumi Tanaka, no quadro Rádio Opinião, para falar sobre a campanha “Carnaval Sem Assédio e Sem Violência”. A campanha, iniciada no domingo, 4, é realizada pela Polícia Civil, a Delegacia Especial da Mulher e o Departamento de Feminicídio do Maranhão, e tem por objetivo, durante o período de carnaval, conscientizar sobre a importância do combate ao assédio sexual durante as festividades.

A delegada afirma que a Lei do Feminicídio é muito recente, e, em razão disso, até então, não havia uma proporção, na população, do que era a violência doméstica e familiar. Com a implantação da lei, soube-se quanto as mulheres sofrem com esses abusos e quanto se fazem necessárias ações do poder público que busquem alcançá-las e estimulá-las a se libertarem dessas relações.

Kazumi explica que, no carnaval, há abusos na ideia de permissividade no período de folia. “Acha-se que, se uma mulher nesse evento público está bebendo ou usando roupas mais curtas, pode haver uma abordagem mais ousada e outra série de condutas. Sabemos que, no carnaval, tais atitudes acontecem de maneira frequente, que tiram a possibilidade de a mulher brincar seu carnaval em paz e sem violência”, expõe.

Nos eventos, a campanha tem distribuído materiais informativos descrevendo situações e os canais para denúncia de algum assédio ou violência. “Caso não haja a possibilidade de se procurar o policiamento local, pode-se, além de ligar ao 190, utilizar o aplicativo Salve Maria Maranhão, no qual é possível chamar a polícia, em que uma viatura será enviada com prioridade”, instruiu a delegada.

Confira a entrevista no minuto 39:00

Por: Juan Terra