Rádio Opinião recebeu, na segunda, 21, o professor Alexandre Victor de Lima Fonseca, diretor eleito do Câmpus Pinheiro

publicado: 22/02/2022 08h50, última modificação: 22/02/2022 18h50

O professor Alexandre Victor de Lima Fonseca, diretor eleito do Câmpus Pinheiro, foi o convidado do Rádio Opinião de segunda, 21. Eleito com 1.533 votos, o entrevistado falou sobre suas metas de trabalho, a criação do curso de Geografia e a importância do curso de Engenharia da Pesca.

Entre seus objetivos, está a melhoria dos índices de desenvolvimento da região. O diretor eleito acredita que, fazendo os investimentos necessários, a UFMA entregará profissionais de qualidade ao mercado, uma vez que a maioria dos alunos matriculados são da localidade. Ele mencionou que, desde o ano passado, o prédio passa por melhorias, como reformas de infraestrutura, compra de equipamentos, aperfeiçoamento dos laboratórios e da rede de internet.

Outra meta de trabalho é a criação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – Geografia. Segundo o convidado, o interesse existe há algum tempo e o ensejo será para o semestre 2022.2. Quanto ao curso de Engenharia da Pesca, fundado em 2015, o convidado contou que a iniciativa partiu do reitor Natalino Salgado em sua primeira gestão. Atualmente, o curso tem cinco anos de duração e, em 2020, recebeu nota 4 atribuída pelo Ministério da Educação (MEC). Dada a importância da área em uma região banhada por rios e lagos, o entrevistado afirma que o curso tem bastante abrangência. Alexandre Victor explicou que o objetivo do curso, além de formar alunos, é fomentar a piscicultura local.

“É um curso que tem um futuro promissor. A região da Baixada é uma região produtora de pescado, principalmente nos nossos lagos, lagoas e rios. Esse curso tem dado uma ênfase maior a esses objetivos, por isso tem conseguido fazer parcerias importantes, não só com a Marinha, não só com outras universidades, mas também com as prefeituras da região”, pontuou.

Com quarenta anos, o Câmpus Pinheiro conta com aproximadamente 1.300 alunos, 140 professores e 50 técnicos administrativos. Hoje, o Câmpus conta com sete cursos presenciais, em Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Pesca, Medicina, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – Filosofia e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – História.

Para assistir à entrevista na íntegra, acesse o canal Universidade FM (106,9 MHz) no Youtube:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque