Rádio Opinião recebe o mestrando do ProfHistória Welton Vale, que fala sobre o SEMIP

publicado: 18/10/2022 16h47, última modificação: 18/10/2022 21h22
Rádio Opinião recebe o mestrando do ProfHistória, Welton Vale, que fala sobre o SEMIP.jpeg

Nesta terça-feira, 18, o quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu o mestrando do programa de pós-graduação em História da UFMA, em Mestrado Profissional (ProfHistória), Welton Vale, para falar do Seminário Interdisciplinar de Incentivo à Pesquisa (SEMIP), assim como a prática da iniciação científica, por meio do seminário entre estudantes do Ensino Fundamental II no Instituto Educacional Menino Jesus, no bairro do Anjo da Guarda.

Welton Vale afirmou que o aprendizado no curso de História da Universidade lhe deu conhecimentos e experiência que poderiam ser aplicados no Instituto, o que foi fortificado com o programa de mestrado profissional e colaborou para fortalecer o SEMIP.

A intenção do projeto é formar estudantes pesquisadores ainda no Ensino Fundamental II. “Nós observamos que a maioria dos alunos ganham essa formação de pesquisador quando estão em uma Universidade ou num curso técnico, como é o caso do Ifma e Iema, mas podemos, sim, fortalecer a pesquisa no ensino fundamental, porque o que é o ensino se não estiver conectado à pesquisa?”, indagou.

O professor ainda explicou sobre a importância da pesquisa na atuação em diversos campos profissionais. “Para trabalhar numa rádio, você tem que pesquisar informações verídicas, então os nossos alunos das disciplinas de História, Geografia, Ciências ou qualquer outra disciplina têm que pesquisar. É por essa visão que o SEMIP foi implantado, porque fortaleceu o sujeito histórico no Anjo da Guarda, e isso tem trazido resultados surpreendentes, tanto para nossa região, quanto para o próprio aluno-pesquisador, pois ele busca informações verídicas com base no que ele encontrou e nos resultados obtidos por ele”, afirmou.

O SEMIP ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, no Parque Botânico da Vale, que fica localizado na Avenida dos Portugueses.

Confira a entrevista completa:

Por: Jarina Milena

Produção: Bruna Castro