Rádio Opinião recebe juiz titular da 15ª Vara Cível da capital para explicar iniciativa de inclusão digital na área Itaqui-Bacanga

publicado: 14/03/2023 11h05, última modificação: 14/03/2023 17h13
Rádio Opinião recebe juiz titular da 15ª Vara Cível da capital para explicar iniciativa de inclusão digital na área Itaqui Bacanga.JPG

A Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, na segunda-feira, 13, Alexandre de Abreu, juiz titular da 15ª Vara Cível da capital, no quadro Rádio Opinião, em entrevista sobre o Programa de Formação de Agentes de Inclusão de Cidadania Digital. O Programa tem por objetivo identificar entidades e pessoas na área Itaqui-Bacanga, que disponham de internet para auxiliar inclusão digital das pessoas da região.

O juiz expõe que o dilema da inclusão popular não é recente. Há cerca de 20 anos, mais de 60% da população maranhense não possuía registro civil, um direito que possibilita a aplicação de outros direitos básicos, como trabalho regular, financiamentos bancários, acesso à educação, entre outros. “Para atuar em favor dessa comunidade, reunimo-nos com os agentes comunitários de saúde que, pelo trabalho, iam de casa em casa e levavam aos cidadãos esclarecimentos de como ter acesso ao registro”, explicou.

Alexandre ressalta que esse acesso, por meio da internet em lugares públicos, não configura uma solução para o problema da inclusão digital, pois, muitas vezes, a população não sabe que esses serviços estão disponíveis, por isso acabam por não fazer uso deles. Também denotou os riscos trazidos pela inclusão digital, uma vez que uma população, antes, sem acesso a esses serviços, os adquire e fica suscetível a diversos golpes. “Por isso devemos tanto disponibilizar o acesso a esses serviços, quanto orientar a população para seu correto uso”, afirma.

O programa vem identificando espaços e instituições capazes de realizar o trabalho, em que, futuramente, será iniciada a fase de capacitação, em que, em primeiro momento, será focada no acesso aos direitos e aos serviços prestados pelo poder judiciário. Além disso, a iniciativa visa elaborar uma parceria com a Universidade para levar a cidadania a diversos grupos sociais e em diferentes áreas de atuação.

O juiz disponibilizou o endereço de e-mail alabreu@tjma.jus.br aos interessadas em participar do projeto, tanto na área da formação, trazendo conhecimento da sua área especifica de acesso a direitos, quanto para atendimento junto à comunidade.

Confira a entreva completa

Produção: Bruna Castro