Rádio Opinião recebe coordenadora da Universidade Estadual do Maranhão para falar sobre o Encontro Nacional de Educação On Life

publicado: 11/10/2022 12h17, última modificação: 12/10/2022 16h12

O programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, recebeu, na quarta-feira, 5, a coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para a Educação da Universidade Estadual do Maranhão (Uemanet), a professora Ilka Serra, para falar do III Encontro da Rede Internacional de Educação On Life (Reionlife). O evento teve como tema “O habitat do ensinar e do aprender on life no contexto de uma educação sustentável” e foi realizado entre os dias 6 e 8 deste mês.

Segundo a professora, a Reinonlife surgiu com a proposta de pensar a educação mediada pelas tecnologias da informação, em face da necessidade de adaptação ao meio digital vivenciada pelas instituições de ensino durante a pandemia do novo coronavírus. “É uma rede ligada a várias universidades públicas e privadas, dentro e fora do Brasil”, ressaltou. O encontro ocorre desde 2020 no formato on-line, e essa edição foi a primeira a ser realizada presencialmente.

A respeito da temática deste ano, Ilka informou que o debate envolve as potencialidades da educação a distância para promover a democratização e a inclusividade no aprendizado, sob o contexto de uma cidadania digital. “Nós vivemos hoje sob a perspectiva de uma transformação muito constante. Em um tempo não muito distante, acreditávamos que não seria possível aprender por meio de uma tela, e isso já é realidade. Nós precisamos passar por esse momento de transição de uma forma mais tranquila”, afirmou.

Outro foco da discussão, alegou a professora, será a atual crise da educação, amplamente discutida no mundo acadêmico e que permeia todos os níveis de ensino. “Por que falamos que vivemos, dentro da educação universitária, básica, indígena ou quilombola, uma crise de aprendizagem? Porque focamos, talvez, em uma educação muito tradicional e expositora, que não cabe mais, pois já estamos em outro contexto”, reiterou.

Confira a entrevista na íntegra

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro