Rádio Opinião fala sobre XVII Semana do Teatro do Maranhão com a secretária financeira de Gestão de Produções Culturais Mariana Madeira

publicado: 16/11/2022 11h42, última modificação: 18/11/2022 01h49

O programa Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, na quarta-feira, 9, a secretária financeira de Gestão de Produções Culturais Mariana Madeira para falar sobre a XVII Semana do Teatro no Maranhão, que foi até domingo, dia 13. A secretária ressaltou a importância da Semana do Teatro voltar ao modo presencial, após o período de isolamento social.

Ela destacou que atualmente se pratica a volta das formas do teatro tradicional, após se reinventar e descobrir outras maneiras de atuação, por meio do teatro on-line. Ela enfatizou que 90% da produção foi composta por maranhenses, priorizando os artistas locais. “Nós trazemos os conceitos de expansão da cena, como que essa cena acontece para além do formato de espectador passivo, de quem só assiste e só acompanha e não desenvolve um diálogo sobre isso. Então a gente vem, com base nessa proposta, estimular que o espectador participe”, relatou.

A programação contou com a Mostra Pazzini, concebida com base na cena da pedagogia, que é voltada para a rede pública de ensino. “Já tivemos espetáculos incríveis como o que fala sobre homofobia e também uma apresentação da Companhia Bravia, composto só por mulheres. Isso, hoje em dia traz um peso incrível. Também há um espetáculo que fala sobre violência contra a mulher. Então é muito importante que a gente traga essas temáticas para o teatro e, especialmente, para um evento que tem proporções tão grandes e que atinge tantas pessoas”, comentou.

Acesse o Instagram @semanadoteatro.ma para saber mais sobre o evento. Confira também a entrevista no canal no Youtube da Rádio Universidade:

Por: Larissa Silva

Produção: Bruna Castro