Notícias

Rádio Opinião entrevista presidente e vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, que falaram sobre eventos que ocorrerão no Câmpus São Luís em julho

publicado: 25/04/2022 12h38, última modificação: 25/04/2022 17h58

O quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 entrevistou, nesta segunda-feira, 25, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Maranhão (Aben-MA), Silvia Viana, e a respectiva vice-presidente, Rosilda Dias, para destacar os eventos da instituição que o Câmpus São Luís receberá entre os dias 26 e 29 de julho. O encontro também serviu de oportunidade para as professoras destacarem a formação do enfermeiro, da importância do profissional durante a crise sanitária e o curso de Enfermagem.

A vice-presidente Rosilda Dias abriu a conversa divulgando os eventos que a UFMA oferecerá junto com a Associação, que servirão de apoio para discutir a conjuntura da profissão nos cenários nacional e internacional, já que a programação conta com a parceria de órgãos internacionais de pesquisa e educação.

Serão realizados, simultaneamente, o 18º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (Senaden) e o 15º Simpósio Nacional de Diagnósticos em Enfermagem (Sinaden), ambos de maneira híbrida. Na entrevista, Rosilda Dias lembrou que, no primeiro dia, além dos simpósios da Rede de Estudos Educacionais, também ocorrerá o Encontro dos Cursos e Escolas Técnicas de Enfermagem, o Encontro Nacional das Licenciaturas em Enfermagem, a Rede de Sistematização da Prática e a Rede de Pesquisa em Processos de Enfermagem.

A docente também afirma que o evento é muito importante para a enfermagem maranhense, pois é uma ocasião de interação com especialistas da enfermagem brasileira e internacional. “Vamos trazer a Rede Ibero-Americana de Investigação e Educação em Enfermagem discutir, nesses três dias [de evento], a Licenciatura em Enfermagem”, disse Rosilda.

A presidente da Aben-MA, por sua vez, destacou os esforços da entidade e dos professores do curso de Enfermagem da UFMA na organização do evento e mencionou que o Senaden e o Sinaden servirão para ampliar conhecimentos e debater as inovações da área, além de discutirem como estes são aplicados no cotidiano da profissão.

Silvia também pontuou que a Enfermagem está nas pautas mais importantes da atualidade, pois é uma profissão que continua sobrecarregada durante a emergência de saúde pública atual. Ela destacou o movimento nacional pela tramitação da PL 2564/2020, que institui o piso salarial nacional para a Enfermagem, e que os eventos são abertos para toda a comunidade enfermeira e de áreas afins da saúde.

Saiba mais

O 18º Senaden e o 15º Sinaden já estão com inscrições abertas pelo site do evento e têm a temática “Os Sentidos da Inovação Tecnológica no Ensino e na Prática do Cuidado em Enfermagem”. O evento receberá pesquisadores e professores de todas as regiões do país.

A entrevista completa do Rádio Opinião na íntegra está disponível no Youtube:

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: