Rádio Opinião entrevista o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos, para falar sobre a implementação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense

publicado: 28/10/2021 12h04, última modificação: 29/10/2021 14h37

Na manhã de terça-feira, 27, o programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, transmitiu uma entrevista com o professor e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, para falar sobre a implementação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense (Ufama). Durante a conversa, o vice-reitor comentou as últimas informações referentes à instalação da nova universidade, com sede em Imperatriz.

O Maranhão é único estado do Nordeste que possuí apenas uma universidade federal, conforme ressaltou. A proposta de criação é que, a partir da fundação da Ufama, os câmpus de Imperatriz, Balsas e Grajaú sejam desvinculados da UFMA e tenham mais autonomia. Atualmente, a proposta se encontra em processo de tramitação no Senado Federal, no Projeto de Lei de n°55 de 2017.

O vice-reitor comentou que os benefícios da criação de uma nova universidade no continente vão fortalecer ainda mais o ensino e contribuirão para o desenvolvimento da região. “Nós vamos perceber, no futuro, que esse projeto é vitorioso, porque, quando a universidade nasce, não é apenas para oferecer cursos de graduação e pós-graduação, e, sim, para impactar positivamente em uma região”, declarou.

Confira a entrevista completa do Rádio Opinião no Youtube:

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Costa