Rádio Opinião entrevista o professor Sérgio Cutrim para falar do livro “Manifesto: ESG Portuário”

publicado: 27/07/2022 15h54, última modificação: 27/07/2022 15h54

O quadro Rádio Opinião de terça-feira, 26, da Rádio Universidade FM 106,9, entrevistou o professor do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração da Cidade Universitária Dom Delgado, Sérgio Cutrim, que falou do livro “Manifesto: ESG Portuário”. A obra trata da temática sustentabilidade aplicada ao setor portuário – área de pesquisa do LabPortos da UFMA.

Sérgio Cutrim explicou que “ESG” é a sigla em inglês para meio ambiente, sociabilidade e governança. Neste sentido, a obra aborda a temática do desenvolvimento sustentável sob o prisma de princípios e valores. “O livro ‘Manifesto: ESG Portuário’ não tem por objetivo realizar um estudo de caso, também não é um manual prático de utilização, ou seja, visa fazer uma provocação e motivação para que as empresas do setor portuário adotem um modelo de sustentabilidade ESG”, esclareceu.

Na visão do autor, a sustentabilidade deixou de ser uma área exclusiva do meio ambiente, pois o planeta está vivenciando cada vez mais efeitos ambientais em decorrência dos impactos negativos na sociedade. “Temos a responsabilidade de nos atualizarmos e as empresas trabalharem o enfoque sustentável. Na Europa, por exemplo, está ocorrendo uma imensa onda de calor acarretando em um número de mortes inimagináveis, afetando a infraestrutura de transporte e de logística”, acrescentou o docente.

O “Manifesto: ESG Portuário” está disponível para download tanto no site da Edufma como no portal da UFMA, em formato digital e gratuito. “Resolvemos escrever essa obra porque não havia no Brasil nenhuma publicação específica voltada para a temática ESG e do desenvolvimento sustentável ao setor portuário, desse modo, a nossa publicação foi a primeira”, finalizou.

Confira a entrevista com o professor Sérgio Cutrim na íntegra:

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro