Rádio Opinião entrevista o docente Marcus Baccega para falar sobre o Simpósio Internacional de Estudos Celtas e Germânicos

publicado: 20/10/2022 13h13, última modificação: 21/10/2022 11h10

No dia 17 de outubro, o quadro Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, recebeu o professor do Departamento de História da UFMA Marcus Baccega para falar sobre o 9º Simpósio Nacional e o 8º Internacional de Estudos Celtas e Germânicos, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro. Com o tema “Do vestígio individual à totalidade social: a produção da diferença entre celtas e germânicos”, o evento será promovido pela UFMA e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Segundo o professor, o Simpósio traz em discussão a contribuição das culturas celta e germânica para o Brasil, em especial para a região nordestina e maranhense do país. “O nosso intuito é elucidar e evidenciar um pouco esse rol de herança, esse elenco transcultural de influências e culturas que nos formou”, afirmou.

Marcus Baccega mencionou a influência da língua germânica no vocabulário da língua portuguesa e exemplificou que, em questões de guerra, o vocabulário militar tem uma procedência germânica, assim como a tradição da lei escrita, ou como chamam, o Direito Civil. “É muito curioso que nós ignoramos essas informações em um país que precisa aprofundar esses vínculos, e não nos esquecermos que foi o reino dos suevos que contribuiu para a formação do idioma português”, expressou.

O evento conta com uma diversidade de atividades e eventos culturais, como sessão que arquearia e sessão de música medieval, com instrumentos de época, para proporcionar uma experiência especial para o público.

Saiba mais sobre o evento

Confira a entrevista na íntegra:

Por: Natália Paulo

Produção: Bruna Castro