Rádio Opinião entrevista o diretor da AGEUFMA sobre o lançamento do programa UFMA Empreendedora, que ocorrerá hoje, às 17h, em transmissão on-line

publicado: 30/11/2021 11h08, última modificação: 30/11/2021 11h08

Nesta terça-feira, 30 de novembro, às 17h, a Diretoria de Empreendedorismo irá promover o lançamento do programa UFMA Empreendedora, desenvolvido pela Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma). Para falar sobre o assunto, o programa Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 entrevistou o pró-reitor da Ageufma, o professor Fernando Carvalho Silva, que falou a respeito do programa e deu mais detalhes.

O pró-reitor ressaltou a importância da utilização e proteção do conhecimento produzido na universidade. “Hoje, nossos conhecimentos são protegidos por patentes e registros de softwares. Dentro da própria Ageufma, nós temos o Núcleo de Inovação Tecnológica, que é responsável por patentear e registrar todas as propriedades dos nossos alunos, professores e técnicos. O empreendedorismo vem na sequência dessa proteção de propriedade intelectual, onde nós podemos ver os conhecimentos desenvolvidos pelos nossos alunos sendo transformados em negócios que vão gerar empregos, impostos, e isso faz com que você tenha um desenvolvimento socioeconômico da região”, acrescentou

Embora o empreendedorismo seja um caminho promissor, Silva relata que pesquisas realizadas pelo núcleo e pelo Sebrai concluem que o empreendedorismo na universidade ainda é muito tímido. Os resultados mostram que 80 por cento dos alunos não tiveram uma disciplina sobre o tema na graduação, assim como 86 por cento dos alunos de pós-graduação. Considerando essa deficiência de conhecimento a respeito do assunto, e visando a criação de uma cultura empreendedora na universidade, foi criado o programa UFMA empreendedora.

“Nós criamos esse programa chamado UFMA empreendedora, onde nós temos cinco subprogramas. A educação empreendedora é uma das primeiras etapas, para formar alunos, professores e técnicos com a mentalidade empreendedora. O segundo subprograma é o fortalecimento das empresas juniores que nós temos hoje. Temos nossa incubadora, denominada Conecta UFMA, e o programa UFMA Criativa, que é um programa de ideação, que são propostas dos nossos servidores e alunos para a melhoria da instituição”, minuciou.

O lançamento do programa será realizado no Canal da Ageufma no Youtube e Silva estende o convite também a sociedade: “Convidamos toda a comunidade e sociedade maranhense, em especial nossos aluno, docentes e técnicos. É um programa que tem diversos parceiros, desde as fundações, a representações de conselhos, o Sebrai e a Fiema, todos são parceiros desse programa. Deixamos nosso agradecimento ao Sebrai”.

Confira entrevista completa:

Por: Bruna Castro