Rádio Opinião entrevista a professora Maria José Albuquerque para falar sobre o III Encontro de Currículo da Educação Básica, que ocorrerá em setembro

publicado: 15/07/2022 13h05, última modificação: 15/07/2022 20h17

O programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, entrevistou, na quinta-feira, 14, a professora do Departamento de Educação I Maria José Albuquerque Santos, para falar sobre o III Encontro de Currículo da Educação Básica e o II Seminário de Narrativa e Políticas de Narratividades, eventos híbridos que ocorrerão entre os dias 27 e 29 de setembro.

Nessa edição, os eventos compartilham o tema “Currículo da educação básica e do ensino superior: os conflitos atuais do conhecimento num contexto de tragédia sanitária mundial”. Para a professora Maria José, abordar esse assunto é fundamental para o entendimento dos impactos da pandemia na educação brasileira: “Temos a Base Nacional Comum Curricular, que traz novas orientações para todo o sistema nacional de educação, mas ele ainda não pode ser analisado porque a pandemia deixou muita coisa em suspense”, disse.

Na entrevista, a professora frisou que só a educação pode transformar a sociedade, e ressaltou a importância da formação de professores que tenham em mente a concepção curricular. “A Universidade vai em busca disso, fazendo esse alinhamento com as secretarias municipais e estaduais de educação para incorporarem essa proposta”, comentou.

Saiba mais

A parte presencial do Encontro será realizada na Cidade Universitária Dom Delgado e contará com a presença dos professores Felipe Santos Fernandes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Maria do Céu Roldão, da Universidade Católica Portuguesa; Marlucy Alves Paraíso, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Márcia Betânia de Oliveira, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa em Currículo da Educação Básica (GPCEB) e pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão, com o apoio da Fundação Sousândrade. As inscrições podem ser feitas na página do encontro.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail . Confira a entrevista completa no canal da Rádio Universidade FM 106,9 no Youtube:

Por: Bruno Goulart

Produção: Bruna Castro