Rádio Opinião entrevista a pesquisadora Débora Batista na terceira entrevista da Semana da Água

publicado: 23/03/2023 11h20, última modificação: 23/03/2023 16h23

Na quarta-feira, 22, Dia Mundial da Água, a Rádio Opinião convidou Débora Batista, pesquisadora e professora do Curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências de Balsas (CCBL), para falar sobre a importância dos recursos hídricos no sul do Maranhão. O quadro faz parte da Rádio Universidade FM 106,9  e compõe o especial Semana da Água.

Possuindo grande bagagem no ramo da pesquisa, ela começou suas pesquisas sobre o assunto em 2015, ao estudar os pontos turísticos da região da Chapada das Mesas e a influência que o Rio Tocantins exerce sobre essa área. Para ela, controlar os impactos da poluição é essencial, no objetivo de manter o recurso hídrico em bom estado para as próximas gerações.

Em 2022, iniciou outra pesquisa, agora na bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, também conhecido como “Velho Monge”, na divisa com o Piauí, no município de Tasso Fragoso. Débora, acompanhada de alunos de graduação, mestrado e doutorado, buscou relacionar a qualidade da água do rio com o consumo de peixe dos povos ribeirinhos e seus impactos para a saúde.

Além disso, destaca a importância do diálogo com os gestores de planejamento, para que o crescimento urbano não cause danos graves ao meio ambiente da região. "Vemos a reunião com todos esses atores como um ponto muito positivo. De fato, a Universidade cumpre o seu papel tanto científico quanto social e está contribuindo para uma cidade melhor e mais sustentável, e para uma região sul do Maranhão mais consciente da importância da preservação de recursos hídricos", comenta.

Confira, no minuto 39:55, a entrevista completa:

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro