Rádio Opinião entrevista a diretora eleita do Câmpus Bacabal e do respectivo curso de Letras - Língua Portuguesa, Lucélia Almeida

publicado: 18/03/2022 12h00, última modificação: 18/03/2022 12h00

O encontro do apresentador Adalberto Júnior no quadro Rádio Opinião de quinta-feira, 17, foi com a diretora eleita do Centro de Ciências, Educação e Linguagens (CCEL), Lucélia Almeida. A entrevista abordou os detalhes estruturais do Câmpus Bacabal, os planos da nova gestora de parceria para a Universidade e os resultados que a unidade apresenta para a sociedade maranhense.

O processo eleitoral foi realizado no dia 28 de janeiro para a escolha de diretores de Centro, chefes de Departamento e coordenadores de curso, que alcançou todos os nove câmpus do continente, escolheu a professora Lucélia Almeida do Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal. A diretora eleita do Câmpus Bacabal também já assumiu a coordenação do curso de Letras - Língua Portuguesa do mesmo local.

Na oportunidade, Lucélia comparou a estrutura física e técnica do câmpus em relação aos cursos ofertados para a sociedade maranhense: “Claro que sempre fazemos a comparação dos câmpus do interior com a capital, mas levando em consideração os cursos que temos, a nossa estrutura é básica, e por causa disso, nossa primeira demanda foi conversar com a comunidade acadêmica para entender as nossas demandas”.

A nova diretora comentou sobre as condições financeiras que as Universidades Federais tem passado nos últimos anos, ainda que durante a crise sanitária, principalmente nos câmpus do interior, mas lembrou que também há espaço para as parcerias público-privadas e entre os órgãos da Administração Pública Federal. Ela mencionou o apoio amplo oferecido pela Administração Superior da UFMA desde os primeiros momentos da sua gestão.

Em relação aos resultados, Lucélia Almeida afirmou que o corpo docente é um dos primeiros resultados, ressaltando que 99% dos professores são doutores, e recordou que, no Programa de Pós-Graduação em Letras Bacabal (PPGLB), os primeiros discentes egressos, já foram aprovados em processos seletivos para o doutorado, com um para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outro para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A gestora também disse que o processo eleitoral é fundamental para o CCEL, porque é o resultado do processo de escuta e diálogo com toda a comunidade acadêmica, e que com base nisso, serve de objetivo para almejar futuras parcerias interinstitucionais com órgãos públicos que fomentem a pesquisa e que possam ajudar o processo de melhoria estrutural do câmpus, seja no prédio, na qualificação de docentes, ou na formação dos estudantes.

Confira a entrevista na íntegra:

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque