Rádio Opinião divulga o trabalho sobre o ensino de práticas e metodologias interdisciplinares para alunos dos anos finais do ensino fundamental

publicado: 22/03/2023 11h55, última modificação: 22/03/2023 13h14

O Programa Rádio Ciência divulgou, na sexta-feira, 17, o trabalho do professor de história Welton Vale Pereira. O livro, intitulado Métodos e Prática de Ensino em História, é resultado do trabalho de monografia do docente, que avaliou o Seminário Interdisciplinar de Incentivo à Pesquisa. O evento tem por objetivo formar alunos pesquisadores e entender o papel do professor pesquisador e da escola nos projetos.

O docente comenta que a proposta da obra é importante para a compreensão do espaço onde esse projeto está inserido. “É uma investigação sobre o bairro do Anjo da Guarda, o seu processo de formação e como é importante a implantação de um projeto nessa escala para desenvolver não só um pensamento científico, mas dar uma resposta social a toda a comunidade que se faz presente no bairro”, explana.

No livro, o professor ressalta a importância de dar voz aos estudantes e estimular a pesquisa desde o ensino básico, para que, em suas palavras, esses estudantes se tornem eternos aprendizes. Para alcançar esse objetivo, Welton julga necessário desenvolver práticas e metodologias interdisciplinares que fomentem a pesquisa nos anos finais do ensino fundamental.

“Dessa forma, apresentar a metodologia de ensino em história, em especial como um projeto interdisciplinar, é fundamental não só para esta disciplina, mas para toda a comunidade científica no Maranhão e no Brasil. Por isso essa obra traz um resgate, no chão da sala de aula, para entendermos novas metodologias e discuti-las com frequência”, pontua.

O aluno pesquisador do ensino fundamental Carlos Henrique Pereira Costa confirmou a importância da pesquisa no contexto do ensino básico, relatando que o Seminário deu a ele mais facilidade para sair da sua zona de conforto e buscar o que quer: mudar o mundo. “Ele me fez enxergar que, mesmo sendo um aluno do Fundamental 2, eu tenho a possibilidade de mudar a minha cidade. Muitas vezes, as crianças da minha idade têm uma visão limitada sobre seu papel na sociedade, sendo apenas estudar e brincar, mas o projeto me fez ver que eu posso ser algo a mais e melhor”, afirmou o pesquisador.

Confira a transmissão no Spotify e em outras plataformas, como o site da Rádio Universidade:

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro