Notícias

Rádio Opinião desta quarta-feira recebe a diretora da Casa da Mulher Brasileira

publicado: 08/03/2023 14h29, última modificação: 08/03/2023 14h29
Rádio Opinião desta quarta-feira recebe a diretora da Casa da Mulher Brasileira.png

O quadro Rádio Opinião do Jornal Rádio Universidade recebeu, nesta quarta-feira, 8, no Dia Internacional da Mulher, a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, para falar sobre as lutas constantes das mulheres na sociedade, como a pela igualdade de gênero e contra a violência.  

Susan Lucena falou que o dia 8 de março, não é só mais uma data de comemoração, mas um dia para lembrarmos das lutas históricas das mulheres por direitos e para continuarmos batalhando para ocuparmos espaços na sociedade. “É preciso que a gente exerça diariamente o amor-próprio e o autocuidado, pois muitas vezes, somos criadas para sermos inseguras ou vivemos sendo questionadas da nossa capacidade”, expressou.

A diretora afirmou que ocorreu um aumento da violência em 2022 se comparado com 2021, contra a mulher no âmbito nacional e que existem três possíveis fatores que incentivaram o crescimento. “O desmonte das políticas públicas voltadas para as mulheres na última gestão do Governo Federal, a pandemia de covid-19 e os discursos de ódio da direita”, afirmou.

Ela também relatou que a violência contra a mulher é fruto do sistema social patriarcal e machista existente na sociedade que impõe uma superioridade masculina sob a mulher, e que isso resulta em violências ou feminicídios. “As mulheres que estão em situação de violência e que buscam acolhimento devem procurar os órgãos responsáveis, como a Delegacia da Mulher, o Ministério Público ou a Defensoria Pública, entre outros”, alertou.

Confira a entrevista na íntegra 

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro

registrado em: