Rádio Ciência relata mais detalhes do aparecimento de um fóssil de dinossauro na cidade de Davinópolis

publicado: 04/11/2022 10h36, última modificação: 04/11/2022 15h21
Fósseis encontrado têm cerca de 100 milhões de anos e pode chegar a 18 metros de comprimento

No dia 19 de outubro, foi ao ar a reportagem do programa Rádio Ciência da Rádio Universidade 106,9 de São Luís, em que foram apresentadas informações sobre fósseis de dinossauro encontrados no município de Davinópolis, datados de cerca de 100 milhões de anos, segundo as análises dos pesquisadores. Segundo análises preliminares dos estudiosos, a espécie em questão pode ser um saurópode, espécie que pode chegar até 8 metros de altura e 20 de comprimento, pesando aproximadamente 40 toneladas. O fóssil encontrado, como abordou a reportagem, tem cerca de 18 metros de comprimento.

O dinossauro tem como características pescoço longo e cabeça pequena, e é herbívoro. O próximo passo a verificação se a espécie desse dinossauro tem característica de um Titanossauro, uma das maiores espécies conhecidas. As pesquisas são coordenadas pelo paleontólogo Helver Luiz, professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Foi destacado também, a existência de um planejamento para que os ossos retornem ao Maranhão para que, no futuro, seja possível a criação de uma exposição permanente em Davinópolis.

Confira a reportagem completa:

Por: Jessica Santos

Produção: Bruna Castro