Rádio Ciência recebe pesquisadores UEMA para falarem sobre neoplasia em cães e gatos, diagnóstico e tratamento em São Luís

publicado: 27/03/2023 08h00, última modificação: 27/03/2023 15h58

Garantir saúde e qualidade de vida aos animais é imprescindível até mesmo para a manutenção da saúde da sociedade em geral, por isso, no quadro Rádio Ciência, foram entrevistados, na terça-feira, 21, a doutoranda Lygia Silva Galeno e o professor Tiago Barbalho Lima, ambos da Universidade Estadual do Maranhão, para falarem sobre estudos de neoplasia ocular em cães e gatos. O projeto abordado no quadro da Rádio Universidade FM 106,9 é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal desenvolvido pelo Hospital Veterinário Universitário (HVU).

De acordo com Lygia Galeno, a iniciativa visa diagnosticar, atender, acompanhar os pacientes – cães e gatos – e direcioná-los para a cirurgia, ou para um tratamento alternativo, caso seja necessário.

Os diagnósticos das lesões são feitos por meio de radiografias, ultrassonografias e exame histopatológico, em que os tecidos oculares são analisados em microscópio. Logo após, esses animais são avaliados em intervalos de três a seis meses. Além disso, vale ressaltar que, quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de recuperação.

Saiba mais

A neoplasia consiste no aumento desordenado das células do organismo, o que pode causar alterações na massa de tecido considerada “normal” e gerar nódulos e aumento de volume. Em contrapartida, dois tipos de neoplasia podem ser diagnosticados: tumor benigno, em que a doença é considerada não cancerígena, não invasiva, de crescimento lento e que apresenta células normais; e tumor maligno, determinado como cancerígeno, de crescimento rápido e com células geralmente anormais.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro