publicado: 10/03/2023 12h37, última modificação: 13/03/2023 08h46
Rádio Ciência recebe pesquisador da UFMA que desenvolveu aplicativo que estima risco hipertensivo em adolescentes.jpeg

No dia 28 de fevereiro, o programa Rádio Ciência da Rádio Universidade 106,9 recebeu o pesquisador da Universidade Federal do Maranhão Nivaldo Soares. Como projeto do seu doutorado em biotecnologia, ele desenvolveu um aplicativo que monitora o risco hipertensivo em adolescentes.

Segundo Nivaldo, é necessário atentar para a hipertensão dos jovens, mesmo que a faixa etária mais acometida seja de idosos e adultos. Afinal, a doença cresce gradativamente e tem como principais causas a predisposição hereditária, tabagismo, consumo de álcool, obesidade, estresse e sedentarismo.

Levando isso em conta, o pesquisador atentou-se tanto para os dados antropométricos ­– peso, altura, IMC, circunferência da cintura, nível pressórico, sistema nervoso autônomo – quanto para a frequência de exercícios.

Ele explicou que o crescimento da hipertensão em adolescentes se deu, em grande escala, durante a pandemia de covid-19. “Muitos ficaram reclusos em suas residências, sem aula de educação física, sem o mínimo de prática de atividade física diária”. O pesquisador afirmou que essa situação foi determinante para a escolha do tema de sua pesquisa de doutorado.

Nivaldo Soares acredita na atuação do aplicativo para o combate, dentro das redes de saúde e ensino, tanto públicas quanto privadas, da tendência precoce de hipertensão. Além disso, defende o papel dos profissionais de educação física para adequarem suas programações de ensino, a fim de prestar suporte aos alunos sedentários.

Ouça a entrevista completa:

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro